Sabemos que toda mudança gera desconforto nas pessoas e que muitas das vezes temos que lutar bastante contra práticas antigas que outrora deram certas, mas que atualmente não tem mais o mesmo rendimento. Pensando nisso, trazemos aqui 10 argumentos que você poderá utilizar para convencer o seu time a adotar o Inbound marketing como uma nova forma de fazer marketing na sua empresa.

1.     Olha só quantos benefícios nós temos

 

Promova os benefícios que o novo marketing tem perante as práticas antigas, principalmente quando falamos de métricas mais precisas e fáceis de se conseguir através da internet e das ferramentas online disponíveis, sua equipe de marketing terá muito mais controle sobre suas ações e sobre os seus resultados também, em comparação ao velho marketing que trabalha mais com estimativas – além de ser normalmente muito mais caro.

 

2.    Nós seremos autoridade no assunto

Quando você começa a produzir conteúdos relevantes e úteis direcionados para a sua persona, uma série de potenciais clientes passam a ver a sua marca como referência, aumentando assim a sua credibilidade e a sua autoridade no assunto.

 

3.    Nosso marketing agora tem um ativo próprio

A medida que conteúdos passam a ser produzidos com frequência na sua empresa, mais materiais serão buscados e vistos dentro dos seus canais digitais (site, blog corporativos, redes sociais  entre outros), dando mais autoridade e relevância perante aos mecanismos de busca como o Google e o Yahoo, assim mais e mais potenciais clientes podem te encontrar por causa desse melhor ranqueamento na busca.

 

4.    Nós teremos uma nova barreira competitiva contra concorrentes

Mais e mais pessoas terão acessos aos seus materiais educativos e comerciais. E se esses conteúdos forem bons e úteis para esses leads, sua empresa poderá construir uma base sólida de fãs, seguidores, e assinantes da sua lista de e-mails (newsletter), constituindo assim um ativo de marketing considerável, que podem, fazer com que a sua marca chegue a cada vez mais potenciais clientes.

 

5.    Nós podemos medir tudo que queremos e ajustar a campanha em tempo real

A internet permite medir tudo que o usuário faz enquanto estiver online e a grande vantagem disso é que muitas dessas informações você consegue visualizar em tempo real, permitindo que ajustes possam ser realizados enquanto a sua campanha estiver vigente. Você consegue medir a quantidade de visitantes no seu site, a quantidade de leads gerados em cada landing page criada, quantos desses leads têm perfil para ser uma oportunidade de negócio e quantas vendas foram realizadas por causa do Inbound marketing. Além de informações como: quantidade de cliques, tempo gasto no seu site, tempo de vídeo assistido, curtidas, compartilhamentos, comentários, alcance, engajamento entre outras métricas.

 

6.     Nós vamos educar clientes em larga escala

Como o seu conteúdo está disponível 24h dia e 7 dias por semana, o seu braço comercial se torna muito mais eficiente na medida em que o seu potencial cliente começa a se relacionar com os seus materiais e com a sua marca: dessa forma, mais leads poderão conhecer seus produtos ou serviços em larga escala. O cliente encontra você e não o contrário.

 

7.     Nosso ciclo de vendas será otimizado

Como os seus conteúdos serão produzidos seguindo a jornada de compra, seu potencial cliente poderá entender primeiramente que tem um problema, que a sua solução é direcionada para resolver esse problema e que perante os concorrentes você é a melhor opção para ele, haja vista que seus conteúdos são muitos mais direcionados e focados ao que o seu cliente realmente precisa, diminuindo assim o esforço de venda do seu time, cabendo a este apenas encontrar os argumentos mais precisos de acordo com o histórico de materiais consumidos que esse lead teve da sua empresa. A conversa entre vendedor e cliente é muito mais direcionada, logo, mais precisa.

 

8.     Nosso conteúdo servirá para reduzir custos de treinamentos internos

Quando a sua empresa começa a falar dos benefícios dos serviços que ela tem, bem como de como a sua solução funciona e transforma tudo isso em ativo da sua marca, a sua própria equipe poderá usar esses materiais como referência para aprendizado e reciclagem, diminuindo assim, em muito, o custo de treinamento e capacitação dessa equipe com informações sobre o modo que a empresa atua.

 

9.     Nós teremos um canal de aquisição de clientes muito mais eficaz

Para alcançar mil potenciais clientes antigamente, quantos vendedores eram necessários estarem na rua? Quanto tempo demorava alcançar esses mil prospectos? Convenhamos, é muito mais fácil atingir mais pessoas com a atuação online e com um custo muito menor. Otimize a sua máquina de vendas e tenha muito mais alcance e resultados com os mecanismos que só a internet permite ter.

 

10.   É possível comprovar retorno do investimento em marketing

O marketing tradicional é visto normalmente como um centro de custo que muitos empresários olham com ressalvas por não conseguir visualizar uma relação muito transparente entre causa/efeito – o que leva a perguntas frequentes como por exemplo “esse cliente veio da minha ação de rádio, ou da televisão?” ou mesmo se “será que meu vendedor está prospectando esse monte de contatos que ele me apresenta ou essas informações são fantasiosas?”. Essas e muitas outras podem ser evitadas através das ações de Inbound marketing.

Tudo é monitorado e possível de observar o retorno do investimento realizado em marketing, segmentando inclusive por campanha e por canal. Assim, você poderá ter com mais precisão as informações para ter um braço de marketing e vendas mais alinhado e eficiente, deixando de ver essa ambiência do seu negócio como custo e sim transformando-a em um investimento estratégico no sucesso do seu empreendimento.

 

 

Após apresentar essas 10 argumentações para o seu time de marketing, certamente as objeções serão suplantadas e o Inbound marketing poderá ser implementado na sua empresa com muito mais assertividade, faça bom uso e tenha bons resultados!

 

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