É comum cometermos erros nesta fase. Não se assuste! Vamos aos 03 principais erros na construção de personas:

 

  1.        Criar personas demais

Pecar por querer quantidade e não qualidade. Quando você consegue construir uma persona de qualidade, com definição precisa, clara à todos, certamente seus conteúdos terão melhores resultados. Evite desperdiçar esforços tentando agradar diversas personas – muitas dessas são irrelevantes para o seu empreendimento (lembra de Pareto ou do cliente ideal? Pois é…). Comece com uma ou duas e, no futuro, analise se é válido ter outras. Lembre-se que quanto mais personas  mais material específico você terá que produzir para atendê-las.

 

  1.   “Eu acho que”

A persona deve ser construída baseada em fatos e dados: assim ela terá qualidade. Se ela não foi construída assim, pare e a reformule – uma qualidade duvidosa aqui tende a gerar para a sua empresa muito mais problemas do que você imagina!

 

  1.   Perda de tempo com detalhes irrelevantes

Se durante o processo de construção da persona começar a surgir discussões do tipo “qual é a cor dos olhos ou cabelo” e a sua empresa não é do segmento de lentes de contato ou estética, sinto muito, você já queimou algumas horas do seu dia.

Dê atenção para aquilo que é realmente relevante: detalhes pequenos e irrelevantes, apenas atrasam o processo. Mantenha o foco nas principais características, como por exemplo, qual problema nossa empresa resolve dessa persona.

 

Após atentar para esses 03 erros, certamente você conseguirá ter uma persona bem clara, excelente para que seu time de marketing de conteúdo consiga produzir os melhores materiais para atender de forma mais humanizada o indivíduo.

 

EXEMPLO DE PERSONA BEM CONSTRUÍDA

Nome: Marina Moreira

Sexo: feminino

Idade: 30 anos

Cargo: Funcionária pública

Empresa: Tribunal de Justiça Federal

História: Marina Moreira é funcionária pública federal, cargo que conseguiu através de dedicação diária, através de rotinas intensas de estudo. Marina prosseguiu com essa rotina de dedicação também com relação ao seu corpo e sua saúde, já que pratica com frequência atividades esportivas de longa duração e alta intensidade, e participa de eventos de triathlon.

Marina é adepta de alimentação saudável e de atividades esportivas coletivas e individuais. Marina pesquisa com frequência dicas de alimentação saudável e sobre como melhorar o seu rendimento nas atividades físicas e durante o seu dia a dia.

Principais objetivos: Manter a forma física, ser referência para as suas amigas e família, mostrar que é possível ser bem sucedida profissionalmente sem descuidar da saúde. Sente necessidade de estar numa comunidade de pessoas com o mesmo perfil e comportamento.

Desafios: Conciliar a sua agenda profissional, com os eventos ligados a manutenção da sua qualidade de vida e melhoria de rendimento, sem deixar de lado os eventos sociais e familiares. A persona busca otimizar o seu tempo através de novas soluções que lhe permitam ter uma melhor agenda diária que possibilite  conciliar todas essas atribuições.

Como uma academia de alto padrão pode ajudar: Ao buscar novas soluções para ter uma melhor eficiência em seus treinamentos e otimizar a sua agenda diária, a persona terá acesso a um leque de serviços (Hiit, crossfit, natação, corrida, bike, musculação, etc), além do suporte a nutrição esportiva. Treinos variados, intensos e de curta duração, que podem substituir horas de baixo rendimento, permitindo assim, mais tempo livre para outras atividades. Fornecendo um ambiente que reúna pessoas como ela, bem sucedidas e adeptas a esportes, dando senso de comunidade, com treinos direcionados para a melhoria de rendimento físico, além de eventos em grupo como corridas e bike de rua. A academia será como um centro de serviços esportivos para a melhoria de rendimento.

 

Agora que você já entendeu o que são personas, a importância de tê-las bem definidas para o sucesso da sua estratégia e como evitar os erros mais comuns desse processo, faça um Raio-X do marketing digital do seu negócio gratuitamente!

 

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