Neste artigo você saberá como a incorporadora Arbre lançou o seu 1º empreendimento e fechou mais de R$ 21.000.000,00 em volume de venda.
Sobre a Arbre
A Folha Engenharia, dos primos Rodrigo Folha e Marcelo Folha, é uma construtora que, até o ano de 2014, executava projetos menores dentro de empreendimentos horizontais. Até que sirgiu uma oportunidade para adquirir uma área de 56.000m² no município de Ananindeua/PA — Região Metropolitana de Belém/PA.
Sendo este o maior empreendimento que a Folha Engenharia idealizou em toda a sua história, criou-se uma nova empresa para assumir o projeto, a Incorporadora Arbre.
Como resultado, nasceu o Residencial Arbre, um empreendimento fechado às margens do Rio Maguari com 235 unidades entre 160m² e 190m² para residências e 4 lotes para unidades comerciais.
O residencial horizontal conta com uma área de lazer completa, espaço zen, redário, trapiche, piscinas adulto e infantil, quadra de areia, campo de futebol society, salão de festas, churrasqueiras, academia, sala de ginástica, observatório panorâmico, espaços para convívio social e contato com a natureza.
O Problema, ou melhor, os problemas…
Durante o processo de aquisição da área do projeto, foi elaborado o projeto arquitetônico do espaço. O projeto foi compartilhado com algumas pessoas próximas, incluindo os sócios da Vindi, Paul Marcel e Karan Valente, que fizeram alguns questionamentos acerca do estudo mercadológico, como: Quem é o público alvo? Quem são e o que fazem os principais concorrentes? Análise SWOT? Posicionamento? Marketing e Canais de Aquisição?
O início da parceria
Com isso, percebeu-se que os sócios da empresa, tinham respostas superficiais ou até mesmo não as tinham.
Assim, teve início uma parceria com a VINDI, para elaboração do marketing do empreendimento em todas as suas fases, do pré-lançamento até a entrega.
A Solução
A fim de desenvolver um trabalho consistente para atingir resultados robustos em curto, médio e longo prazo, VINDI e FOLHA elencaram 4 etapas a serem executadas:
- Planejamento de Marketing
Durante as conversas iniciais, ficou claro que o empreendimento ainda não possuía nenhum documento que guiasse suas ações mercadológicas.
O primeiro passo, então, foi um planejamento de marketing, à cargo da Vindi, um estudo que direcionasse os esforços comerciais e respondesse às questões iniciais.
Nesta fase as ações executadas foram: Benchmarking, Análise SWOT, Ferramenta 5W2H, segmentação de mercado e definição de target, definição de posicionamento de mercado e proposta de valor.
- Criação da Identidade Visual
Em pesquisas realizadas com grupos de pessoas que apresentavam o perfil de potenciais clientes do empreendimento, percebeu-se que o então nome e a marca “Portal das Oliveiras” não estava condizente com os anseios.
A VINDI, como parceira do projeto, atuou no desenvolvimento da sua identidade visual. Construiu, do zero, toda a concepção da nova marca para que se tornasse mais conhecida, percebida, querida e desejada perante o público alvo e estivesse alinhada com todas as ações cotidianas a serem desenvolvidas no marketing da empresa.
Iniciou-se a etapa de branding com a definição de um novo nome, mais compatível com o consumidor ideal. Através do processo de Naming, o empreendimento foi batizado como “Arbre”, árvore em francês, nome esse que tem ligação direta com o sobrenome Folha” dos sócios da incorporadora.
Nesta etapa, foram desenvolvidas ainda, as propostas de marca, identidade visual e manual de marca do empreendimento.
- Assessoria Estratégica de Marketing
Mesmo com todo o planejamento de marketing pronto, desenvolver as ações do empreendimento não foi algo simples. O planejamento é apenas um guia norteador para as ações, mas a reação do mercado não é totalmente previsível. Durante o período de assessoria da Vindi junto ao empreendimento, houveram momentos não planejados.
A Vindi criou, executou e deu suporte às diversas atividades nos vários canais de mídia utilizados para atrair investidores, além de parceiros, como imobiliárias e corretores.
Foram realizadas ações de relacionamento e encantamento, com brindes surpresa, uso de realidade virtual para vivenciar o projeto e drones que registravam a evolução das obras.
- Marketing Digital
O marketing digital é muito mais que meros posts nas redes sociais. Envolve definição de estratégia em diferentes canais digitais (site, blog, plataforma de vídeo e redes sociais), execução e monitoramento constante das ações realizadas no meio digitais e integradas ao meio real (físico).
No caso do Residencial Arbre a primeira atividade que desenvolvemos para alavancar o empreendimento foi definir qual era o principal objetivo da presença digital da marca. Gerar oportunidade de vendas foi a resposta!
Com isso, o primeiro passo foi desenvolver a Persona do Residencial Arbre. Com a persona definida, chegou o momento de definição dos conteúdos que seriam trabalhados para cada momento da jornada de compra de cliente.
Posteriormente à definição dos conteúdos da jornada, ocorreu a produção da infraestrutura para receber esses materiais, com a criação do site institucional (otimizado para estar ente os principais resultados nos buscadores), landing pages, redes sociais e plataforma de email marketing.
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Os Resultados
Através da assessoria estratégica de marketing da Vindi, o primeiro empreendimento de tal magnitude da Folha Engenharia (atual Arbre Incorporadora) é um sucesso comercial, permitindo assim que o residencial horizontal fosse entregue 4 meses antes da data prevista para os futuros moradores.
A venda de mais de 210 lotes (e casas) com um volume de vendas superior à R$21.000.000, demonstra a confiança depositada pelos sócios no time da VINDI há pouco mais de 2 anos. Com muita transparência na relação e o sentimento de dono, os objetivos traçados no planejamento foram, em muito, superados e o Arbre é caso de sucesso dessa parceria VINDI e Folha Incorporadora.
O Residencial Arbre mudou a própria história com Marketing Digital.
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