O inbound marketing está para a comunicação como o Messi está para o futebol; dá até para fazer sem ele, mas fica feio e dá muito mais trabalho de atingir os objetivos.

O mundo mudou consideravelmente: as pessoas já não vivem, trabalham, fazem compras ou comem da mesma forma que faziam uma ou duas décadas atrás.

No entanto, as empresas ainda tentam fazer marketing e vendas como fizeram em 1999.

As pessoas mudaram a forma como se comunicam e interagem de uma forma radical.

A internet e as comunicações digitais têm criado um novo espaço para conversa e quer queiramos ou não, o marketing tradicional, como sabemos, está à beira de desaparecer.

As pessoas estão ignorando as práticas tradicionais de marketing – telefonemas ou anúncios de TV, por exemplo -, como você pode ver nesta estatística de 2015-2016:
Inbound marketing

Sendo assim, torna-se importante encontrar novas estratégias, como inbound marketing. Inbound Marketing é uma forma mais eficaz de atrair, envolver e agradar os clientes.

O que é Inbound Marketing?

O inbound marketing (ou marketing de entrada) permite que os usuários e potenciais clientes te encontrem na Internet e conheçam os seus produtos e serviços.

Vale a pena oferecer um conteúdo não-intrusivo – ao contrário da publicidade tradicional -, para que os consumidores  sintam que você não está se relacionando com eles apenas pela venda.

A metodologia de inbound marketing é baseada em diferentes fases:

  • Atrair: Para gerar tráfego você deve usar recursos diferentes como marketing de conteúdo, técnicas de SEO, social media, PPC, etc.
  • Converter: Neste ponto, você deve aplicar todas as técnicas necessárias, a fim de converter o tráfego em uma base de dados de modo que suas ações de inbound sejam eficazes. Nessa etapa são criadas landing pages (páginas de destino), e as chamadas para a ação em seu site/blog.
  • Fechar: Nesta fase, ocorre a transformação dos leads em consumidores. Isso se dá devido ao contato da empresa com o consumidor. Pode ser por meio de um e-mail marketing enviado quando o cliente se cadastrar para ter acesso a um conteúdo exclusivo.
  • Encantar: Quando você já tem clientes, você precisa mantê-los. Uma das práticas do inbound marketing é encantar os clientes atuais e antigos, fazendo, assim, eles se tornarem promotores da marca.

Finalmente, tenha em mente que, para obter as vendas através de inbound marketing, a coordenação é muito importante, por isso, tudo deve ser perfeitamente integrado.

Ah, e falando nisso. Você já ouviu falar do RD Summit?

O evento que se tornou referência entre profissionais das áreas de marketing e vendas na América Latina, acontecerá em Florianópolis, nos dias 3 e 4 de novembro de 2016.

Em 2016, o evento de marketing e vendas vai receber cerca de 5.000 participantes que compartilharão de uma experiência única. Serão dois dias inteiros de total imersão em marketing digital, conexões, insight de negócios e entretenimento.

Nós da VINDI estaremos lá, compartilhando tudo que pegarmos de dicas, sacadas e novidades do marketing digital. Saiba mais clicando aqui.
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