5 dicas para quem quer vender nas redes sociais

Uma campanha de marketing em redes sociais pode ir mais longe do que você imagina. Com a possibilidade de se tornar um viral instantaneamente ela não só te ajuda a vender como faz isso de uma forma barata e muito simples de mensurar.

Antes de por a mão na massa, aprenda a preparar o bolo

O que diferencia uma boa ação de vendas em redes sociais de uma ruim é como ela é desenvolvida. Estabelecer quais métricas serão definidas, quais redes e quanto será investido em promoção são itens básicos para se começar a pensar em como você irá vender pelas redes sociais.

Bom, daqui para frente vou pressupor que você já definiu suas métricas e quais canais irá começar sua campanha de vendas.

Aperte o cinto e coloque o capacete que vou revelar dicas que poucos empreendedores têm tomado conhecimento ATÉ AGORA!


1- Foca no mobile

Você quer mesmo vender nas redes sociais? Certifique-se de que seus posts estejam otimizados para mobile; a preocupação com quem navega na internet por celular deve ser cada vez mais importante. Afinal, ainda há muita gente sem computador, mas sem smartphone está mais raro, conforme você pode conferir aqui .

2- Entre na conversa com o Twitter

No Twitter, certifique-se de que você é capaz de manter-se em discussões e responder a mensagens relacionadas com a sua área tempo real.  E nada de indiretas ou desabafo, pelamor, viu?

Crie conversas, e retuite regularmente. Para cada tweet que você publicar, deve haver pelo menos três tweets que vêm de outras fontes, tais como os que citam ou links para artigos de tendências, boas citações ou estatísticas interessantes. Comunique-se com prospects e clientes, comente sobre temas “quentes” ou mesmo compartilhe alguns mais engraçadinhos sobre o dia a dia do seu trabalho e sua equipe.

3- Não seja como este cara

As redes sociais são canais em que as empresas podem aproveitar aquele momento que o cliente está curtindo as fotos do amigo, postando o vídeo da balada de sexta e lendo aquele textão do pai sobre a política atual para tentar se aproximar de forma sensível.

É por isso que muitos perfis de empresas apelam para o lado emocional, postando desde fotos de gatinhos fofos dando bom dia até o clássico “Se você acredita em Deus, curta”.

O problema, para quem trabalha no varejo, é que likes não gera vendas, certo?

Você precisa vender seu produto/serviço, e acredite: empurrar goela abaixo com uma foto do serviço+preço em letras garrafais em vermelho, não é a melhor opção. Pois caso você dê o azar do internauta/prospec não comprar e ele clicar em “Não quero ver mais isso” em seu post, dê adeus a qualquer forma de atingi-lo novamente de forma orgânica (sem anúncios).

Procure estudar o perfil dos membros do seu canal (seguidores, fãs etc.) e tente ver onde seu produto ou serviço pode ajudá-lo. Seja gentil e sempre mostre que você pode ajudar, e não que ele DEVE comprar. Viu a diferença?

4- Ganhe credibilidade na internet

Desenvolva sua marca através da criação de confiança, ampliando seu alcance, com geração de leads e aumento de seguidores.

Lindo, maravilhoso, mas como eu faço isso Diego?

Se fosse fácil, estava todo mundo fazendo.

Comece sendo honesto; errou? Assuma o erro e peça desculpas. Alguém te criticou? Não bloqueie a pessoa ou ignore, procure conversar em reservado com ela para saber qual  o real motivo da insatisfação.

Produza conteúdo original e mostre a real identidade da sua marca. Se possível, publique fotos e vídeos de bastidores do seu trabalho, quanto mais humano e menos robótico seus perfis digitais forem mais as pessoas vão se identificar com você/sua marca.

Depois crie listas de e-mails, onde você irá conversar de forma mais pessoal e profunda com seus clientes.

5 –Investimento é a rainha

Se o conteúdo é rei, então deve haver uma rainha.

Quando você pensa em usar as redes sociais para ganhar dinheiro, a primeira frase que os criadores dos principais sites pensam é:

“Eu posso até te ajudar, aliás, eu vou te ajudar! Eu quero te ajudar! Mas agora você tem que me ajudar a te ajudar ” (Tropa de Elite – 2007).

Como eu falei no tópico anterior, você precisa de alcance e cada vez mais de membros em suas redes para obter atenção, e para isso ocorra você deve ter em mente que precisa investir em anúncios.

Procure patrocinar suas publicações, criar anúncios para ganhar fãs e também use os tipos de anúncios do Facebook com Pixel de conversão, que nada mais é do que um “espião” invisível na tela do seu anúncio. Quando o consumidor clica na publicidade, ele é direcionado para uma página externa ao Facebook, onde também está esse pixel.

Também é possível fazer anúncios específicos para quem visitou seu site com esse “espião”.

É isso, gente. Vamos começar agora mesmo a vender nas redes sociais?

Compartilhe com seus amigos e deixe seu recado nos comentários.

Um abraço.
Diego Santos
Marketing Digital – Vindi http://vindi2i.com.br

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