Transmídia Storytelling na sua empresa

Todo mundo tem uma história pra contar, não é? Sua empresa não é diferente. Quando você conta a história da sua empresa, está contado os passos que passou para chegar onde atualmente está e consegue se conectar com seu público-alvo e clientes de forma mais próxima e amigável através da narrativa, afinal, quem não gosta de uma boa história?

Mas como sua empresa pode contar uma história interessante que chame atenção dos clientes? E quais plataformas utilizar para atingir seu público? Vem com a gente…

A proliferação das mídias digitais intensificou o modo de receber informações, afinal são milhares a cada segundo. E nesse intenso tráfego de dados as empresas tem que usar a criatividade e imaginação para captar a atenção de seus clientes e público-alvo. Em meio à esse oceano existe algo utilizado pelo Marketing e outras áreas: Transmídia Storytelling.

Transmídia Storytelling consiste em contar uma história em várias plataformas (livros, cinema, internet, séries, filmes, TV, etc.) de modo que cada uma conte uma parte da história, não sendo necessário repetir a mesma história nas outras plataformas. Por exemplo, quando você conta uma história no cinema, ela não será a mesma contada no mobile, TV ou livro, mas terá algo relacionado. As narrativas precisam ser adaptadas às plataformas para o entendimento do público, separadamente. Se a história for dividida em livro, propaganda televisiva e internet, cada uma precisa fazer sentido com suas características para a compreensão do todo, que é a história em si, contribuindo com o processo.

“É como se fosse uma orquestra, mas cada instrumento toca uma parte, e isso traz aquele todo, aquela coisa maior.”  Martha Gabriel, coordenadora do MBA de Marketing do HSM Educação.

Não é uma tarefa fácil de se fazer, é necessário incluir os valores de marketing e valores de marca na história, tem que fazer sentido. Uma empresa que não encontra valores torna-se uma marca vazia, pois não consegue a atenção que necessita para contar sua história.

Outra habilidade que a Transmídia Storytelling exige é dominar as várias plataformas existentes para organizar uma história e dividi-la em vários canais e para isso é exigido um conhecimento de marketing, narrativa, design e tecnologia.

O profissional que trabalha com esse tipo de narrativa deve ser multidisciplinar (multiplataformas), criativo e trabalhe no ritmo acelerado que a transmídia exige.

 

Ufa! Tarefa nada fácil, não é? Mas como Chris Martin, vocalista do Coldplay, diz em sua lendária música, The Scientist: Nobody said it was easy…”.

Mas afinal, qual é a SUA história?

 

Rodrigo Sodré – Publicitário

Vindi – Ideias e Inovação

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