Transmídia e Inbound Marketing para o seu negócio/empresa

Você já assistiu Harry Potter? Matrix? Vingadores?

Neo

Sabia que existem tramas que estão além dos filmes e livros de ambos? Por exemplo, para tentar entender  todo o caminho do “escolhido” Neo, você deve, além de assistir a trilogia, jogar os 2 games disponíveis (Enter the Matrix e Path of Neo), apreciar o anime (Animatrix) e ler os quadrinhos. “O que? Por que tudo isso?”

Simples, tudo por causa de uma tal de Transmídia . Ela somente é possível graças à convergência do conteúdo, transitando entre as mais diferentes mídias. O mesmo acontece com a saga Harry Potter e o universo que a Marvel criou com Vingadores.

A Transmídia pode expandir narrativas através de diferentes mídias. Ela possibilita ao autor criar mundos inteiros por diferentes canais e o mais particular é que cada parte desse todo pode ser entendida separadamente, sem necessidade de pontas soltas. Você já pensou quão rica essa experiência pode tornar-se para o cliente/consumidor se ensiná-lo a consumir seus produtos, serviços ou conteúdos em diferentes plataformas?

O Inbound Marketing prima pela produção de conteúdo relevante para os clientes, conteúdo esse utilizado para instruí-lo, ensiná-lo a consumir o produto ou serviço da sua loja, ao contrário de apenas vender o produto, e serve para 5 ações: aumentar a visibilidade do seu negócio, diminuir o custo de aquisição de seus clientes, atrair clientes em potencial, gerar conteúdos que fazem diferença e otimizar o processo de vendas.

Vamos focar na ação de gerar conteúdos que fazem diferença!

Vejamos o exemplo de uma loja de instrumentos musicais: ao invés de apenas ofertar os seus produtos (guitarras, microfones, baixos) para os clientes, que tal também passar a ensiná-los a como usar, manusear e preservá-los? O argumento de venda passa a ser algo do tipo “veja os tipos de encordoamento para guitarra mais adequados para cada estilo musical e afinação”, “baixe nosso e-book sobre como preservar suas cordas por mais de 1 mês” ou “pegue nosso livreto no balcão e aprenda como construir a acústica ideal para o seu quarto”. São exemplos de materiais relevantes para os consumidores da loja, que, além da compra, estarão tendo contato com conteúdo rico sobre os produtos que adquirem.

Moral da história: se alinharmos ambas podemos criar uma poderosa ferramenta de conteúdo relevante expandido em diferentes mídias.

Mas como utilizar a Transmídia e Inbound Marketing ao mesmo tempo?

Temos o exemplo da metodologia do NPS (Net Promoter Score), que permite mensurar quão bem anda o relacionamento dos seus clientes com a sua empresa através de uma conta simples e uma pergunta: “De 0 a 10, quanto você recomendaria nosso produto/loja para um conhecido? ”. Dando continuidade ao exemplo, vamos pensar que a partir dessa pergunta você cria uma ferramenta para utilizar a metodologia do NPS e deseja vender para lojas que desejam saber como anda o relacionamento com seus clientes, quais são os pontos fortes que estão dando certo e fazendo com que o negócio prospere, bem como quais são os pontos negativos, que necessitam de melhorias.

Como melhor vender essa ferramenta? Qual abordagem? Qual técnica?

É aí que a mágica acontece! 

Dumbledore

Em vez de apenas desejar vender essa ferramenta/software/app você pode utilizar o Inbound Marketing e Transmídia para ajudar a conquistar mais clientes por interesse real, ofertando conteúdo relevante para aprenderem qual a real importância de mensurar o relacionamento de clientes com uma loja e produto através das várias mídias disponíveis atualmente.

Vamos às possibilidades de criação de conteúdo e mídias existentes para o caso:

  1. E-book Digital: “Baixe nosso e-book de como fidelizar clientes a partir do ótimo atendimento em PDV! ”
  2. Folheto: “Veja dicas sobre como expandir a comodidade para sua loja e elevar o número de clientes que recomendam seu serviço! ”
  3. Canal de vídeos: “Veja nossos vídeos sobre otimização de espaço para as gondolas no seu PDV e opções de pagamento para oferecer aos seus clientes! ”

Existem diversas formas de oferecer o conteúdo que seu cliente deseja consumir para aprender a utilizar melhor o produto/serviço ofertado, e partindo dos princípios da Transmídia, você pode fragmentar o mesmo conteúdo em diferentes mídias, tornando a “experiência de aprendizado” do cliente mais rica.

Apresentando mais um exemplo: vamos pegar um conteúdo aleatório sobre a “Fidelização de clientes a partir da Gamificação”, que pode se iniciar no meio digital com um infográfico, divido em 4 partes e migrar para outras mídias da seguinte forma:

  1. Infográfico: “A importância da fidelização de clientes para o seu negócio”
  2. Vídeos: “Passos para fidelizar seu cliente através da Gamificação”
  3. Folhetos: “Dicas de fidelização de clientes com jogos interativos”
  4. Podcast: “Gamificação para manter seus clientes fiéis”

Temos o mesmo conteúdo divido em 4 partes em diferentes mídias, no meio digital com a internet, no meio impresso podendo ser distribuído no PDV ou em reuniões, possibilitando o contato com o cliente e através de áudio, podendo ser consumido pelo rádio do carro durante a viagem para o trabalho.

As possibilidades são várias e podem ser utilizadas de acordo com a criatividade do empreendedor, dono do negócio, de qualquer segmento, e para isso é fundamental que a equipe do negócio esteja alinhada e atualizada dos assuntos atuais para a criação de conteúdo relevante para os clientes a fim de fazer jus à tradução de “marketing de atração”: ao invés de a empresa ir procurar o cliente, o cliente passar a procurar a empresa (Inbound Marketing) e consumir conteúdo relevante através de várias mídias (Transmídia) para então realizar a compra!

E o que você está esperando para começar a ensinar seus clientes sobre seus produtos e serviços?

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