Sustentabilidade: Qual o papel do empreendedor?

Todos sabemos que a situação ambiental do nosso planeta não é uma das melhores, sempre recebemos notícias sobre catástrofes, aumento da poluição, derretimento das calotas polares; sentimos na pele os efeitos do despejo irregular do lixo, que suja as cidades e causa alagamentos. E todos temos nosso dever quanto se trata de meio ambiente.

Papaneck, em seu Livro Arquitectura e Design – Ecologia e Ética de 1998, diz que geralmente os indivíduos que se preocupam com a questão ecológica optam por três formas de encarar o problema.

A primeira é a de quem tentar fazer algo em um nível individual ou familiar, como por exemplo fazer a separação do lixo para coleta seletiva, ou armazenar água da chuva. Outra maneira de lidar com o problema é deixar que os especialistas realizem um trabalho de pesquisa em busca de soluções. E por último existem aqueles que buscam por alternativas através de sua atividade na sociedade.

Desta forma, como o Empreendedor pode ajudar nessa questão?

Para o empreendedor o mais importante é tomar iniciativa e buscar maneiras de ao menos reduzir o impacto ambiental causado pelo empreendimento. E isso vai desde reduzir quantidade de matéria-prima ou energia utilizada na produção até a criação de um sistema de que facilite o descarte da embalagem do produto.

Um exemplo desse tipo de ação é a recente mudança das embalagens de desodorante em spray, que comprimem o conteúdo e possibilita a redução do tamanho e, consequentemente, da quantidade de material utilizada na embalagem. Pode ser citada também a promoção da marca QuemdisseBerenice, que troca embalagens vazias de maquiagem por um batom, estimulando os consumidores a fazer um descarte mais consciente.

Além disso, existem as empresas que tem seu serviço voltados diretamente para a redução de impactos ambientais.

Exemplos são os empreendimentos voltados para a reciclagem ou separação e coleta do lixo.

E quais as vantagens que essa gestão consciente pode trazer para o negócio?

O empreendedor deve lembrar que essa é uma preocupação do seu público e que ações voltadas para a sustentabilidade, além de serem ótimas para o planeta, são um diferencial para o consumidor, e cada vez mais se torna um fator decisivo na hora da compra. Esse tipo de ação também pode reduzir os custos de produção do produto.

Ou seja, com os investimentos em sustentabilidade todos saem ganhando. O consumidor tem mais opções na hora da compra, o empreendedor ganha em diferenciação e quem sabe até em redução de custos, e o nosso planeta agradece.

<3

E aí? Quer investir em sustentabilidade? Não sabe como? Veja um método no nosso vídeo sobre Ciclo de Vida

E se quiser saber mais dá uma olhada nas nossas referências!

MANZINI, Eizo; VEZZOLI, Carlo. Desenvolvimento de Produtos Sustentáveis: os requisitos ambientais dos produtos industriais. Tradução: Astrid de Carvalho. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

PAPANEK, Victor, Arquitectura e design: ecologia e ética. Lisboa: Edições 70, 2014 (1998).

Facebook Comments

One thought on “Sustentabilidade: Qual o papel do empreendedor?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *