O novo marketing é implacável e irreversível. Os consumidores estão envolvidos à tecnologia como nunca. Com mais de 3,75 bilhões de pessoas conectadas à internet, você precisa se perguntar: meus esforços de marketing on-line atendem às necessidades do novo consumidor?

 

Este é um fato que não se pode mais negligenciar: o comportamento do consumidor mudou! Com maior facilidade de acesso aos dispositivos mobiles como smartphones e tablets, e surgimento de diferentes planos para acesso a internet banda larga, o consumo de conteúdos on-line em plataformas pagas ou gratuitas (site de notícias, redes sociais, blog, NetFlix, Youtube, entre outros) já se tornou atividade rotineira do novo consumidor – se não até um vício.

 

Com tantas facilidades é inegável que a tecnologia melhorou muito a comunicação e o acesso à informação de todos os brasileiros. O que significa que os consumidores não estão mais à mercê dos anunciantes que, no passado, decidiam quando o público teria contato com as propagandas em canais como televisão e rádio. Agora, os consumidores controlam quando e como obtêm as informações de real interesse.

 

Com tantas mudanças no mercado, também precisamos evoluir as estratégias de marketing para se adequar ao cliente moderno, que está:

  • Sempre conectado aos smartphones, tablets e computadores;
  • Cético aos velhos canais de comunicação, como televisão, revistas e jornais;
  • Sempre comparando preços, lendo avaliações de produtos e buscando conteúdo confiável (em fóruns especializados, canais no youtube, canais de reclamação, etc.); e
  • Pronto para ser um comprador, 24 horas por dia.

 

Nesse “novo marketing”, um tal de inbound, chega como mais uma alternativa para as empresas fugirem do circuito de interrupção da atenção do cliente do velho marketing, para se tornarem negócios buscados e encontrados por reais potenciais clientes.

cliente

Isto significa que você não mais vende: você é encontrado! Uma vez que os indivíduos que estão em busca de um novo produto ou serviço [desejando minimizar a chance de um investimento equivocado] são muitas vezes mais educados, com informações detalhadas ou relatadas por outros usuários/consumidores no meio on-line, do que o próprio vendedor no ponto de venda.

 

Isso só reforça que o marketing digital é cada vez mais importante, já que as empresas devem competir agora pela atenção do consumidor em um mundo móvel on-line e sem barreiras.

 

De acordo com a pesquisa da We Are Social e a Hootsuite “DIGITAL IN 2017 GLOBAL OVERVIEW”, em publicação recente (janeiro de 2017) , no Brasil a internet já está presente para 66% da população brasileira, sendo que esse número cresceu 16% em relação a janeiro de 2016.

 

Mesmo com um média de velocidade ruim (5.5 mbps), o tempo gasto acessando a internet diariamente é intenso, contabilizando notáveis 4h59min em laptops ou desktops e 3h56min em dispositivos mobiles – o que nos dá a segunda posição no globo, perdendo apenas para as Filipinas em tempo de uso na internet. E adivinha onde os brasileiros gastam 3h43min diariamente? Na redes sociais é claro!

 

Novamente ficamos em segundo lugar, atrás das Filipinas (4h17min) e a frente dos hermanos argentinos (3h32min). Talvez aí esteja um pouco da explicação dos brasileiros serem os reis dos memes e da zoeira, mas isso já outro assunto e fica para outro momento.

 

Pasmem: no Brasil temos cerca de 122 milhões de usuários ativos só no Facebook, ficando atrás somente da Índia (191.000.000) e dos EUA com (214.000.000).

 

As empresas precisam se aproximar dos consumidores.

social media

Se você leu até aqui, provavelmente a posição digital da sua empresa não está onde gostaria que estivesse. Se você quiser competir pela atenção do consumidor no universo digital de hoje, você deve desenvolver os ativos adequados para chegar lá.

 

Sua empresa deve se apresentar bem nos diferentes canais on-line. Você deve trabalhar para aumentar a conscientização dos usuários, atrair atenção do público, servir uma audiência buscando gratificação instantânea e ganhar confiança. Você provavelmente conseguiu muito ou tudo isso através de canais tradicionais, agora você precisa recriá-lo em uma plataforma digital.

 

Se você quer um conselho, clique na imagem abaixo e passe o Raio X do Marketing Digital para fazer uma autoanálise do seu negócio.

Conclusão

O mundo do marketing on-line está mudando continuamente. Precisamos garantir que nos adaptamos rapidamente e o suficiente para satisfazer as necessidades do consumidor moderno. Isso só pode ser feito conhecendo o perfil do nosso consumidor e adequando as estratégias de marketing de acordo com dados coletados e buscando sempre a melhor experiência de usuário para o consumidor.

E o tal Inbound marketing, como ele pode se aproveitar desses dados e informações citadas acima?

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