Saiba o que considerar antes de abrir um negócio online

Você já percebeu o crescimento do setor de e-commerce nos últimos anos? Os números não negam: de acordo com pesquisa realizada pela Ebit, o setor cresceu 8% em 2016, e para 2017 a expectativa é de alta de 10% a 15%. 

Com essa perspectiva, é provável que você considere que vender pela internet pode ser a solução para empreender nesse momento de crise. Nesse sentido, a resposta é sim — o mercado favorece (e muito) essa estratégia!

No entanto, muitos empreendedores iniciantes que estão investindo nisso sem o menor planejamento e conhecimento do setor, infelizmente, acabam “metendo os pés pelas mãos”. 

Mas não se preocupe. Para não cometer erros ao montar a sua loja virtual, siga com a leitura e descubra o que você deve considerar antes de abrir um negócio online!

Faça uma análise de mercado

Partindo do pressuposto de que você já sabe o que vai vender na sua loja virtual, o primeiro passo é analisar a inserção da sua empresa/marca no mercado. 

O segundo, é estudar a viabilidade do seu negócio no ambiente virtual. Depois disso, você deve pesquisar e ficar por dentro de tudo que está acontecendo de novo, identificar quais rumos sua loja deverá seguir, fazer contatos e avaliar diferentes possibilidades de investimentos.

Uma das melhores formas de colocar isso em prática, é observando o que os seus concorrentes estão fazendo. Absorva as boas ideias e veja como podem ser utilizadas no seu negócio, pensando principalmente nos diferenciais. Afinal, com tanta concorrência no mercado, os detalhes fazem toda a diferença para o sucesso do seu negócio. 

Defina seu público-alvo

Para quem você deseja vender? Quais são as necessidades que você pretende suprir com seus produtos e serviços? Esses são alguns questionamentos indispensáveis na hora de definir seu público-alvo.

Assim, com um foco definido e conhecendo muito bem o seu cliente, será possível planejar todas as suas estratégias de maneira mais efetiva — desde a criação da loja até as ações de marketing.

Nessa etapa, é fundamental ter um bom conhecimento do mercado. A partir disso, delimite um grupo segmentado, com características em comum, pensando sempre em atender as suas necessidades de consumo de acordo com os produtos e serviços que você oferece.

Calcule o investimento 

Por menos investimentos que um negócio virtual represente em relação a uma loja física, uma vez que não há necessidade, por exemplo, de arcar com diversos custos relacionados à infraestrutura (como aluguel, contas de água, luz, internet, etc), ainda assim, é preciso colocar tudo na calculadora.

Em outras palavras, não se deixe iludir por essa economia, pois assim como qualquer negócio tradicional, aqui também é imprescindível que você tenha um planejamento determinando os seus custos. Veja os gastos que você deve levar em consideração: 

  • custos estruturais de plataforma e outros recursos de TI;
  • custos com marketing;
  • custos operacionais (fornecedores, entrega, tributações).

Veja como será o estoque de produtos 

Nessa etapa, você precisa avaliar como será feito o estoque de produtos, ou seja, um dos principais requisitos para a sua loja operar. 

Para isso, tenha em mente que no início, é difícil ter uma definição de quantos itens devem ser estocados para a venda, uma vez que não se tem ainda um histórico de compras e vendas para auxiliar nesse processo. 

Nesse caso, o ideal é definir um mix de produtos que serão os “carros-chefes” das vendas — que deverão ser adquiridos em maior quantidade —, assim como aqueles que são menos populares e pouco procurados, devendo compor, portanto, uma parcela menor no estoque.

Dessa forma, sua loja passará a percepção de que possui uma boa variedade de produtos, mas sem correr o risco de perder dinheiro. 

Como você pode ver, abrir um negócio não é tarefa fácil, e para quem deseja entrar no mercado com mais segurança, há empresas especializadas em contribuir parra o seu desenvolvimento, o que é uma boa alternativa para quem está perdido nesse momento. 

Quer receber mais dicas como as você conheceu neste artigo para abrir um negócio online? Nos siga nas redes sociais (FacebookTwitterInstagramGoogle+ e YouTube) para ficar por dentro de todos os novos conteúdos!

Facebook Comments

One thought on “Saiba o que considerar antes de abrir um negócio online

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *