Redes sociais para empresas pequenas e startups não são apenas uma ferramenta para se medir o “engajamento” da marca. Vai muito além do serviço custoso e automático de postar conteúdo e esperar sua repercussão.

A gestão de mídias sociais para PME envolve anúncios bem elaborados, gerência de reputação da marca e atendimento ao cliente também.

O pessoal do Social Media Strategies Summit fez um artigo incrível sobre 5 áreas que sua empresa poderia focar nas redes sociais, além de umas dicas de ferramentas ( algumas fora da nossa realidade prática). Fiz uma adaptação do que foi dito por lá, vamos dar uma olhada…

1) Sobre o buzz (murmurinho) nas redes sociais

Acompanhar o que dizem sobre sua empresa, concorrência e outros tópicos de interesse do seu produto/serviço é o primeiro passo para manter-se vivo na comunicação digital. As ferramentas recomendadas para isso são :

Meltwater Buzz
Social Mention

O Social Mention funciona muito bem para Twiter e youtube. Ainda estou testando o Meltwater.

2) Se você está nas redes sociais, tem que conversar

Encontrar e responder a questionamentos sobre sua marca/produto na web é uma tarefa tão importante quanto responder os e-mails que chegam do SAC na sua caixa de entrada. Não, pera…

Responder aos clientes fora da zona de conforto da sua empresa é mais importante do que qualquer coisa quando se fala em reputação online. E, é claro, existem inúmeras ferramentas que auxiliam essa tarefa. O pessoal do Social Media Strategies Summit recomenda as seguintes:

Argyle Social (Ainda em fase de testes com a gente ;))
Hootsuite ( talvez a ferramenta mais popular do ramo, a mais completa por um preço dentro da realidade das PME)

3) Marketing Social

Para promover campanhas e promoções nas mídias sociais, eles recomendam:
Buddy Media
Shortstack

4) Análise social

Não é possível atingir sucesso de algo que não esteja sendo medido. Mensurar e analisar os resultados dos esforços em mídias sociais é parte importante do processo de marketing digital. Para tal, a recomendação é fazer uso das ferramentas a seguir:

Simply Measured
Sprout social (bonita, fácil de usar e abrange quase todos os maiores sites de redes sociais. Essa eu recomendo pessoalmente.)

5) Influenciadores nas redes sociais

Saber quem são os formadores de opinião que mais exercem influência na sua área de atuação é peça chave para manter uma boa comunicação digital. Para esse esforço, eles recomendam o KLOUT e o GroupHigh.

E aí, curtiu as dicas? Que tal começar a testar as ferramentas você mesmo? Redes Sociais para pequenas empresas é viável, dá retorno mas requer dedicação. Vamos fazer juntos?

Um abraço!
Diego Santos – Marketing Digital
http://vindi2i.com.br

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