Redes Sociais para pequenas empresas: Segredos revelados


Redes sociais para pequenas empresas e startups não são apenas uma ferramenta para se medir o “engajamento” da marca. Vai muito além do serviço custoso e automático de postar conteúdo e esperar sua repercussão.

A gestão de mídias sociais para PME envolve anúncios bem elaborados, gerência de reputação da marca e atendimento ao cliente também.

O pessoal do Social Media Strategies Summit fez um artigo incrível sobre 5 áreas em que sua empresa poderia focar nas redes sociais, além de umas dicas de ferramentas ( algumas fora da nossa realidade prática). Fiz uma adaptação do que foi dito por lá, vamos dar uma olhada…

1) Sobre o buzz (murmurinho) nas redes sociais


Acompanhar o que dizem sobre sua empresa, concorrência e outros tópicos de interesse do seu produto/serviço é o primeiro passo para manter-se vivo na comunicação digital. As ferramentas recomendadas para isso são :

O Social Mention funciona muito bem para Twitter e Youtube. Ainda estou testando o Meltwater.

2) Se você está nas redes sociais, tem que conversar

Encontrar e responder a questionamentos sobre sua marca/produto na web é uma tarefa menos importante que responder os e-mails que chegam do SAC na sua caixa de entrada. Não, pera…

Responder aos clientes fora da zona de conforto da sua empresa é mais importante do que qualquer coisa quando se fala em reputação online. E, é claro, existem inúmeras ferramentas que auxiliam nessa tarefa. O pessoal do Social Media Strategies Summit recomenda as seguintes:

  • Argyle Social (Ainda em fase de testes por aqui);
  • Hootsuite ( talvez a ferramenta mais popular do ramo, a mais completa por um preço dentro da realidade das PME).

3) Social Media Marketing

Para promover campanhas e promoções nas mídias sociais, eles recomendam:

    • Buddy Media (A proposta é muito boa, vale testar);
    • Shortstack (Até o momento que acessei, não está traduzida para o Português. Isso pode ser um problema quanto a análise, interpretação e apresentação dos dados para os clientes/gerentes/sócios etc.).

E eu digo que, se você fizer uma campanha bem estruturada, com um público-alvo bem definido e um budget considerável no Facebook, suas ações de marketing das redes sociais vão te trazer um ROI (Retorno sobre investimento) fantástico.

4) Relatórios: Análise social

Não é possível atingir sucesso de algo que não esteja sendo medido. Mensurar e analisar os resultados dos esforços em mídias sociais é parte importante do processo de marketing digital. Para tal, a recomendação é fazer uso das ferramentas a seguir:

5) Influenciadores nas redes sociais


Saber quem são os formadores de opinião que mais exercem influência na sua área de atuação é peça chave para manter uma boa comunicação digital. Para esse esforço, eles recomendam KLOUT e o GroupHigh.

Viu? a gestão de Redes Sociais para pequenas empresa não precisa ser algo tão chato e cansativo. Que tal começar a testar as ferramentas você mesmo? Se você precisar de ajuda para começar a trabalhar sua presença digital, faça-nos uma visita.

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *