O uso das redes sociais para fazer Business to Business (B2B) nem sempre foi bem aproveitado, e percebemos que tem sido difícil para empreendedores iniciantes no marketing digital explorar plenamente o poder de seu benefício. Vale ressaltar que o marketing digital é melhor aplicado para  Business to Consumer (B2C) do que para B2B, no entanto  aos poucos está se tornando uma das formas mais eficazes para empresas que apostam no mercado online.

Aqui estão algumas maneiras que sua empresa B2B pode usar a mídia social.

Para a rede de negócios e desenvolvimento

As redes sociais são uma ótima maneira de iniciar e fazer crescer sua campanha de branding, bem como desenvolver parcerias estratégicas. Plataformas como o LinkedIn permitem conectar profissionalmente pessoas com o mesmo interesse, isso inclui possíveis clientes e fornecedores. Além disso, é uma ótima maneira de se manter informado sobre o que está acontecendo no mercado que está inserido.

Estar envolvido em comunidades e redes sociais onde seus clientes estão

As empresas não devem permanecer em sua zona de conforto, e sim ir para onde seus clientes estão. Realizar pesquisas de mercado para encontrá-los e o que estão usando é uma ótima investida. Mas para que isso ocorra de forma eficaz você deverá reservar um tempo para pesquisar, monitor o tráfego e ouvir seus concorrentes e o mercado.

Criar fóruns e comunidades é uma boa alternativa, pois incentiva seus clientes a participar para que um ajude ao outro, além de ajudar a atrair potenciais novos clientes. Estar envolvido nos fóruns e comunidades de seus clientes ajudará expandir o seu alcance, a notoriedade da sua marca, leads e entendê-lo, ao mesmo tempo que permite que eles entendam melhor sua proposta de mercado e trabalho.

Oportunidades para chegar aos principais influenciadores no seu mercado-alvo

Enquanto sua empresa não se estabeleceu como referência no seu nicho, tente ganhar a empatia dos influenciadores da sua rede através da interação com eles. Além disso, fazer com que as empresas e seus consumidores se volte para os influenciadores como uma fonte confiável fará com que seu marketing boca-a-boca se torne mais eficaz.

Portanto, encontre influenciadores-chave, que são relevantes para seu negócio, e mostre como eles podem fazer uma diferença notável. Tudo isso por que a maioria dos influenciadores têm uma forte presença on-line nas mídias sociais. LinkedIn, Google+ e Twitter são amplamente utilizado por formadores de opinião e são canais de comunicação de proximidade que você deve ser ativo.

Partilhe a sua experiência e conhecimento

É importante e benéfico compartilhar experiência e conhecimento, e as mídias sociais permitem que você facilmente compartilhe sua experiência e conhecimento para um conjunto mais amplo de público em pouco tempo. É muito mais fácil e mais eficiente compartilhar um post, escrever em um blog e hospedar um hangout no Google+ do que manter uma conferência ou comércio. Permitindo que estabelecer-se como um líder opinião um determinado nicho e, assim, ajudar a sua marca se tornar mais visível, valiosa e confiável.

Aproveitar a sabedoria de seus consumidores

A mídia social fornece uma outra forma de conhecer mais seus clientes, lhe capacitando a reunir informações valiosas sobre como eles se comportam e o que estão interessados. Portanto, você pode aplicar esse conhecimento em suas campanhas, ofertas de produtos e esforços de marketing para atingir os consumidores, aumentando assim, os retornos de investimento.

Muitas pessoas estão cansadas do marketing offline, e esta é a razão pela qual a mídia social está se tornando muito eficaz, pois permite que as empresas parem de ignorar a opinião de seus clientes e melhore o relacionamento com eles através do compartilhamento de ideias, experiências e perspectivas. Como uma empresa B2B, você deve investir em mídia social para melhorar seus esforços de marketing.

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