A palestra “Administração do tempo e produtividade” da professora Maria de Jesus, durante a  SuperNorte 2016, evento supermercadista que oferece palestras, feiras, cursos técnicos e estandes de empresas do ramo, traz a reflexão de como atualmente estamos administrando nosso tempo de acordo com prioridades traçadas, relacionado à produtividade.

Quando falamos de tempo, nos reportamos ao relógio, à hora. Mas o que será que é administrar o tempo?

É saber administrar a vida.

Quando o tempo passa, não volta mais. As 24 horas que temos, para uns parecem muito, e para outros parece pouco. Em uma sociedade complexa, nunca teremos tempo para fazer tudo que queremos. Precisamos planejar tudo que faremos a cada dia, como o horário que temos que acordar para chegar no local de trabalho e o horário que o ônibus passa na parada.

Você deve utilizar seu tempo para alcançar metas que qualificarão sua vida profissional, mas nunca esquecendo a vida pessoal e dedicar uma parte do seu tempo para a família e lazer.

Quem consegue administrar seu tempo também consegue aumentar sua produtividade.

Você está satisfeito com o seu gerenciamento de tempo atual?

O equilíbrio é fundamental para o planejamento do seu tempo, você deve focar em manter o pessoal alinhado com o profissional para seu próprio bem estar!

Você gostaria de ter mais tempo para seus amigos? Passar mais tempo com seus familiares? Fica a reflexão…

Administrar o tempo não é tão fácil quando visamos a produtividade.

Tempo é realmente dinheiro?

O tempo está muito acima do dinheiro, se você não tivesse tempo disponível não haveria como chegar ao objetivo de ter sua renda. É algo muito além de dinheiro.

Uma maneira de não perder seu tempo é deixar a famosa “fofoca” de lado, não perca tempo falando da vida do seu colega de trabalho. Foque em seus objetivos, coisas positivas, essenciais: companheirismo no local de trabalho, você não é obrigado a ter amizade no local de trabalho, mas o mínimo que deve mostrar é respeito, auxiliar se um companheiro estiver necessitando de ajuda, pois quando você está passando conhecimento, não está perdendo tempo, está aprendendo a melhor utilizar seu maior tesouro: seu tempo.

O amanhã pode não existir, não deixe o tempo passar à sua frente.

Na nossa percepção, sempre temos menos tempo, sempre nossas 24 horas são menores. E gostaríamos até de ter mais tempo. Se o dia tivesse 30 horas, teríamos a impressão também que as 30 horas não seriam suficientes, assim como as 24…

“Dia após dia, no mundo globalizado, o tempo parece não ser mais suficiente para realizar todas as suas atitudes.”

A busca pelo sucesso pessoal e profissional, as exigências do mercado de trabalho, os estudos contínuos, parece consumir a as energia e motivação, deixando-lhe sem saber quais são suas prioridades.

Não queremos apenas administrar o tempo e ter uma produtividade maior, queremos também ter felicidade. Quem é infeliz no seu local de trabalho, às vezes, é o tempo inteiro reclamando: que não é feliz, as condições de trabalho não são favoráveis…mas o que você fez para mudar sua condição?

“Mas eu não queria ser o vigia. Mas eu não queria ser o motorista de ônibus. Mas eu não queria ser a atendente.” Infelizmente, nem todos sabemos administrar o tempo, não é uma tarefa fácil.

Qual é a sua prioridade no dia de hoje?

Dedique um tempo diário para rever as sua prioridades, pois se planejar não é perder tempo, é ganhar ao longo do prazo.

As novas tecnologias estão ao seu favor para ajudar na administração do tempo. Calendários, agendas eletrônicas, pagamentos de contas…você tem ferramentas disponíveis para otimizar sua produtividade e tarefas diárias. Delegue as tarefas que exigirão muito do seu tempo. Quando você consegue dividir as tarefas, tem o sentimento de leveza, de tarefa bem feita, compromisso.

Faça uma auto-avaliação:

Como você divide seu dia?

Como você desperdiça seu tempo?

Você pode dividir os planos de longo prazo em projetos semanais ou diários, por exemplo, de ordem profissional e pessoal.

O correto é que tenhamos um plano tanto para a vida profissional quanto para a vida pessoal, classificando as tarefas como: importantes e urgentes; importantes ou urgentes; não importantes e não urgentes, mas que fazem parte da rotina de trabalho.

As prioridades podem mudar de acordo com situações internas e externar, saiba como lidar com as mudanças, e em caso de necessidade, evite polêmicas!

Tenha seu momento de paz, você deve programar instantes de tranquilidade todos os dias, e se necessário, por mais que seja difícil: desligue seu celular!

Mas como avaliar o seu ritmo de trabalho?

Saiba observar seus picos de atividade física ou mental e analise quanto duram para melhor utilizá-los, reservando energias para aproveitar a família e amigos após o trabalho, pensando positivamente, e faça pelo menos uma coisa que realmente gosta todo dia.

Algumas dicas para o trabalho:

– Assinale nos papéis os itens-chave para agilizar a releitura;

– Coloque no escritório um relógio que todos possam consultar;

– Avalie os arquivos em intervalos regulares e descarte os documentos inúteis;

– Evite criar pastas com nomes como “Assuntos Gerais” ou “Diversos”;

– Arquive apenas os documentos que poderão ser usados no futuro.

E você, será que vai ter tempo para pensar sobre o assunto?

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