Oportunidade de negócio: alguém vai pegar a sua

Se você tem uma grande vontade de empreender, mas ainda não teve “A” ideia ou o “estalo” criativo, não se desespere, é possível identificar uma oportunidade de negócio a partir de uma avaliação ambiental, ou seja, olhar ao seu redor e ser sensível a questões políticas, econômicas e culturais que fazem parte do seu dia a dia e geram impactos positivos na sociedade.

Como identificar uma oportunidade de negócio

De acordo com os estudiosos Kotler e Keller, existem 3 formas de reconhecer oportunidades de mercado:

  • A primeira forma é identificar um produto/serviço que é escasso, ou seja, que falta no mercado por problemas de abastecimento ou sazonalidade.
  • A segunda forma é oferecer um produto/serviço que já existe, mas com uma nova atribuição ou qualidade superior. Como exemplo podemos citar os serviços como Whatsapp e Telegram que tem função semelhante, mas atribuições que atraem o interesse de determinados segmentos de usuários.
  • A terceira e última forma é a criação de um produto/serviço totalmente novo. Para isso é necessário reconhecer as tendências tanto do mercado quanto o comportamento de determinado segmento de pessoas. O Uber, por exemplo, inicialmente atendia ao desejo de transporte particular de luxo, ou ainda, a tendência das pessoas em ostentarem uma vida de aparências. Com o tempo o Uber expandiu-se e passou a atender outras necessidades de deslocamento urbano.

E agora? Sente-se mais encorajado a buscar oportunidades?

Se quiser ler mais sobre o assunto eu recomendo a leitura de “Oportunidades Disfarçadas” do Carlos Domingos, que pode ser baixado via site lelivros.win

 

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *