O Poder das Cores: qual a cor ideal para a sua empresa?

Quem aí não lembra do vermelho da Coca-cola? ou que não reconhece de longe o laranja da Fanta? Ou até quem não sabe muito bem a diferença entre o azul do Facebook o do Twitter?

Com certeza você conhece as cores de todas essas marcas, e isso acontece porque a cor é um elemento muito importante da identidade visual.

Elas são facilmente reconhecidas e trazem muito significado, atuam sob o nosso subconsciente e geram diversas sensações, como alegria ou tristeza, frio ou calor.

É sempre bom lembrar que a marca do seu negócio deve ser a representação imagética do seu papel e missão. Nesse sentido as cores são ótimas aliadas e juntamente com os outros elementos (símbolo, epíteto, logotipo) fazem com que sua identidade fique gravada na mente do consumidor.

Cada cor traz um significado diferente, o vermelho é comumente associado com força, energia, amor, sensualidade, paixão. Já o Amarelo é relacionado com a alegria, otimismo, ouro.

Mas é sempre bom lembrar que essas associações também são uma questão cultural. O verde, por exemplo, no ocidente remete à estabilidade e paz, porém para os hindus essa é a cor da morte!

Considerando esses pontos imagine que sua empresa e está ligada ao de contabilidade e prega principalmente a seriedade e a confiança. Nesse caso não é indicado utilizar cores como o laranja que remete à diversão e artificialidade.

Agora imagine uma empresa do setor alimentício que que tenha foco na saúde utilize o verde como cor principal, faz todo sentido não é? afinal o verde também remete à natureza e à saúde. Mas e ser o mesmo empreendimento quiser abrir uma filial em um local onde predomina a cultura hindu? sim, aqueles que veem o verde como cor da morte, seria complicado não é?

Outra questão importante ter em mente que para cada público existem cores que são mais atraentes, para crianças são utilizadas cores mais alegres e chamativas, para homens é mais comum cores mais sóbrias, mais escuras.

É por esse e outros motivos que o seu público deve estar muito bem definido. Você precisa saber das preferências, da situação econômica, idade e qual o contexto social e cultural em que ele está inserido, pois a partir dessas informações você tem como escolher a cor ideal. Que é aquela que mostra os valores da sua empresa e atrai seu público alvo!

Além disso tudo é preciso usar bem as suas cores!

Elas devem combinar com os outros elementos da marca, e serem bem aplicadas em diversos fundos. Por mais que você possua uma marca com várias cores é sempre bom ter uma versão monocromática (que utiliza apenas uma cor), pois nem sempre você vai poder aplicar sua marca colorida, podem existir situações em que ela precise ser impressa em preto e branco e isso não pode fazer com que sua marca perca suas características, ela precisa ser reconhecida mesmo sem as suas cores.

E então, ainda tem alguma dúvida? Deixe o seu comentário Quem sabe a Vindi não tem as respostas para os seu problemas cromáticos!

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