5 dicas para fazer mídia social do jeito certo

Quando você já está na fase de executar a sua campanha em mídia social, é muito natural ficar empolgado e ansioso pelo sucesso. Afinal, você já sabe que o marketing digital pode fazer para você, conhece seu potencial e já espera o Retorno sobre o Investimento sempre no azul, certo?

Mas segure um pouco a animação! Esta euforia toda pode se tornar a razão pela qual sua campanha não decolará. Antes de começar a postar qualquer coisa na mídia social, certifique-se de cuidar desses cinco pré-requisitos:

5. Conheça os seus objetivos e metas

Este é de longe o passo mais importante do processo.  Seu objetivo geral pode ser  o “sucesso” com o marketing de mídia social, mas o que “sucesso” realmente significa? Será que isso significa mais tráfego ? Mais likes ou seguidores? Uma maior consciência de marca? Além disso, como é que você vai chegar lá? A grosso modo, gosto das seguintes definições:

    • Objetivo: descrição daquilo que se pretende alcançar: “Ser reconhecido como marca pelo público alvo”
    • Meta: definição em termos quantitativos e com um prazo determinado: “Aumentar em 20% o alcance médio das minhas publicações até novembro deste ano”.

4. Cada macaco no seu galho

Quem na sua empresa é responsável pela gestão das suas campanhas? No mundo perfeito, você deveria ter uma pessoa para cada uma dessas atividades abaixo:

  • Desenvolver o conteúdo a ser publicado;
  • Criar a “arte” (designers, não me odeiem) para cada plataforma a ser usada (Facebook, Snapchat etc.);
  • Monitorar (mensagens inbox, comentários, quais ações (suas e da concorrência) estão dando certo etc;
  • Gerenciar os anúncios;
  • Atender seu cliente diretamente, evitando ruídos na comunicação.

Você já faz algo do tipo? Como organiza as tarefas? Comente lá no final do post.

3. Como está o seu site?

Não importa quão grande é seu público de mídia social, o valor real dessas comunidades se dará quando você conseguir converter engajamento em algo mais próximo de uma “venda”. Leia venda como algo que possa te trazer algum lucro, de alguma forma. Sendo assim, seu site deve estar pronto para captar a atenção desse tipo de visitante. Neste contexto vale atentar para:

  • Visitas de página do seu site;
  • Contatos gerados;
  • Compras efetuadas (em casos de e-commerce);

Assim, antes de postar qualquer coisa no “feice”, visite seu site e certifique-se de que ele está totalmente otimizado para conversões de clientes.

2. Desenvolva um blog eficaz

Você precisará configurar um blog com posts de alta qualidade por uma variedade de razões. Primeiro, ele vai servir como material para as suas contas de mídia social. Em segundo lugar, ele vai servir como um meio de não só manter os usuários em seu site, mas convencê-los de que você conhece o seu negócio. Seu conteúdo estabelece a sua marca como uma autoridade no seu espaço, que constrói a confiança e conduz a conversões (assim todos esperamos).

1. Alinhe os perfis

Finalmente, certifique-se de preencher completamente seus perfis de redes sociais com informações sobre sua empresa. Isso inclui o preenchimento de todas as formas oferecidas por cada plataforma, e de preferência, use o mesmo avatar em todas. Isso vai otimizar seus perfis para motores de busca, então eles vão aparecer para pesquisas relevantes (especialmente os de marca).

Quantas vezes você já presenciou um diálogo como este abaixo?

– Nossa! Você viu aquele comercial de TV bem legal que fala sobre o cara poder dirigir o mesmo carro na cidade e no campo
– Claro! Bem legal mesmo. Mas qual é o anunciante mesmo?
– Vish! Nem lembro. Mas que é bem legal, é sim.

Nas mídias sociais, você não pode ser esse anunciante. Certifique-se de que em todos os perfis usados contem o seu endereço, e-mail e telefone. Ah, sem esquecer JAMAIS do link para o seu site, certo?

Gostou das dicas de hoje? Escreva nos comentários e compartilhe com seus amigos.

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *