Você sabe o que é Marketing Colaborativo? Hoje vamos sobre como algumas empresas estão cada vez mais dispostas a receberem feedbacks e sugestões de melhoria, além de obter ajuda com divulgação dos próprios consumidores, em caráter colaborativo!

Trabalho colaborativo é tudo!

“À medida que as mídias sociais se tornarem cada vez mais expressivas, os consumidores poderão cada vez mais influenciar outros consumidores com suas opiniões e experiências. ” – Philip Kotler

Antes de abordarmos o Marketing Colaborativo e o motivo de ser uma estratégia diferenciada para o seu negócio ficar mais perto do cliente, vamos voltar para a breve história do marketing:

Marketing 1.0

O foco total na época do Marketing 1.0 era o produto e também os gastos com comunicação eram reduzidos, ou seja, os consumidores eram praticamente obrigados a “aceitar” e se adaptar ao que era produzido pelas empresas. Um exemplo clássico é o de Henry Ford, que produzia carros apenas na cor preta.

“O cliente pode ter o carro da cor que quiser, contanto que seja preto.” Henry Ford

À grosso modo: não existia preocupação nenhuma com o que o cliente realmente necessitava e o objetivo era padronizar, aumentar a produção e reduzir custos!

Marketing 2.0

Com o tempo, as necessidades foram mudando e o modo de entender os outros também. Aí que nasce o Marketing 2.0 com a singela finalidade de compreender as necessidades dos consumidores e segmentá-los para começar a atender as necessidades exigidas. O SAC (serviço de atendimento ao consumidor) surgiu para atender a resolver os problemas ligados às mercadorias. A proposição do valor era funcional e emocional, o conceito de marketing focava na diferenciação e as diretrizes eram o posicionamento do produto e da empresa.

Marketing 3.0

O Marketing 3.0 reflete a era atual na qual toda forma de consumir se transformou. Ouvir o que o cliente tem para falar sobre o seu negócio é muito importante, pois o consumidor moderno potencializou seu poder de escolha devido ao grande volume de informação disponível e aumento considerável da oferta/concorrência; no marketing 3.0, os desejos e necessidades do consumidor são levados em consideração desde o primeiro contato com a empresa.

No Marketing 3.0 existem diversas técnicas e estratégias que podem ajudá-lo a conquistar o público-alvo! Essas técnicas têm como objetivo manter a marca “viva” na mente do consumidor  (share of mind – retenção da marca ou produto na memória dos consumidores ou do público em geral) e que você chegue ao coração dele (share of heart – porcentagem de participação de uma marca no coração). Dentre essas diversas técnicas estão algumas que já vimos anteriormente: Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo.

Mas e o tal de Marketing Colaborativo: o que é?

Hã?

Disseminação de conteúdo por meio da colaboração dos indivíduos: eis a definição mais indicada para Marketing Colaborativo. Mas o que exatamente isso quer dizer? Lembre-se que na era do Marketing 3.0 é necessário conquistar o cliente, e conquistar não significa apenas ser por atributos que o produto oferece, é muito além disso: é necessário conquistar o coração do cliente de tal forma que a propagação do seu conteúdo seja de forma espontânea, leve e natural.

Resumindo, se formos analisar por uma ótica simples do processo, seria reduzido à: a empresa criar ações de relacionamento com o seu público-alvo e o próprio consumidor se encarrega de comunicar e divulgar as informações das ações!

Qual o papel das mídias sociais?

Sua marca no coração do cliente

Enquanto isso, as agências de publicidade e propaganda têm investido numa ferramenta chamada Brand Entertainment: consiste na ideia de usar diversas formas de entretenimento para chamar atenção, cativar e mostrar os valores das empresas aos clientes, logo, é possível criar jogos, eventos, espetáculos e levar experiências reais ao consumidor, de maneira criativa e surpreendente! As mídias sociais são utilizadas para ajudar a espalhar o conteúdo dessas ações, sendo de baixo custo e rápida resposta, totalmente mensurável. Como uma campanha que rapidamente viraliza (ganha alcance estrondoso em poucas horas).

Como isso afeta o comportamento dos consumidores?
As campanhas de Brand Entertainment oferecem várias vantagens, pois ofertam a oportunidade de divulgar todos os valores e ser reconhecido por isso! Uma ótima maneira de sair do tradicional, oferecer algo inovador para os seus clientes: os mais importantes para o seu negócio. Mas tudo deve ser planejado com cuidado, por se tratar de ações em que a colaboração dos consumidores é essencial, cada passo deve ser pensando cuidadosamente, pois eles terão total controle sobre a ação.

O comportamento dos consumidores é tido como primordial para as empresas pois o que irá balizar as ações e estratégias para a implementação do Marketing Colaborativo é o bom relacionamento com os consumidores. Por isso é importante sempre manter uma comunicação assertiva e transparente com os seus clientes!

E você já pensou em como chegar no coração do seu cliente a ponto de torná-lo colaborativo com a sua marca e negócio? Que tal começar a pensar em estratégias para colocar em prática o Marketing Colaborativo? Se você já realiza algo do tipo compartilhe suas histórias com a gente!

Facebook Comments