Olá empreendedores e empreendedores em potencial, tudo bem?

Vamos começar 2016 com o pé direito e metendo ficha na continuação do nosso Guia do Empreendedor das Galáxias?

Como eu tenho certeza de que você já leu a parte 1 e a parte 2, nem pedirei para que clique e veja tudo o que já conversamos até aqui.

Vamos nessa?

Definindo Seu Negócio

Qual modelo melhor lhe convém?

Antes de falarmos sobre modelo de negócios, pense a respeito de quanto tempo você terá disponível para o seu negócio. Será meio período, período integral ou será algo que você fará só aos finais de semana e feriados?

Ramit Sethi, autor no New York Times do bestseller I Will Teach You To Be Rich e de um blog de mesmo nome, escreveu o seguinte:

“Pense em ganhar dinheiro como uma oportunidade de fazer várias apostas, a fim de encontrar rapidamente o que é mais rentável. Se você quer ampliar e tem tempo, ótimo! Mas a maioria das pessoas não precisa fazer isso. É mais legal fazer um dinheiro extra de um lado e se permitir fazer coisas que ama.”

Mesmo que sua empresa for seu foco principal, é uma boa ideia que no início você reserve meio período para ela, e só depois, com tudo um pouco mais consolidado, irá comprometa-se em período integral. Isso permitirá que você teste sua ideia antes de entrar de cabeça.

Modelos de Negócio: Prós e Contras

Graças à tecnologia, hoje existem diversos modelos de negócios para empreendedores. Considere os seguintes modelos, juntamente com os prós e contras de cada um:

Home-based ou e-Commerce
Um home-based você pode administrar tudo na sua casa e, normalmente, o uso da tecnologia é essencial para execução das operações diárias.
O e-Commerce é a venda de produtos ou serviços online através de um website próprio ou já estabelecidos, como eBay e o Mercado Livre.

Prós Contras
Baixo custo inicial e operacional Distrações na casa podem prejudicar o trabalho
Empresas web-based podem operar com pessoas do mundo todo no eBay, Mercado Livre, OLX etc. Pode haver a necessidade de terceirizar alguns trabalhos se você for mais do operacional
Pode conciliar trabalho com compromissos pessoais Empresas online enfrentam mais concorrência, por exemplo, novos vendedores no OLX terão que competir com os mais estabelecidos no mercado.

Estabelecimentos Tradicionais

Este tipo de negócio inclui lojas de varejo, escritórios ou qualquer outro estabelecimento que envolva a compra, aluguel ou outra coisa fora de casa.

Prós Contras
Maior interação social Riscos maiores e custos mais elevados, afinal terá o aluguel ou a compra do espaço
Atrairá mais clientes ao ver a loja Exige compromisso integral com o preparo do espaço
Minimizará distrações Exige contratação e gestão de funcionários

Franquia

Quando você compra uma franquia, geralmente, terá que pagar uma taxa inicial mais uma porcentagem do lucro para o franqueador. Na prática, você estará pagando por um nome já estabelecido e pelo modelo de negócio.

Prós Contras
Provavelmente terá menos riscos, pois já terá um modelo de negócio As taxas iniciais podem ser altas
O nome já está estabelecido no mercado. As normas são rigorosas e limitam seu controle sobre o negócio
Tem que pagar ao franqueador parte de seu lucro

Marketing Multinível (MMN) ou “Marketing de Rede”

Neste modelo de negócio ocorre a de distribuição de bens ou serviços em que os ganhos são compensados a partir da venda efetiva dos produtos ou do recrutamento de novos vendedores. Criando uma hierarquia, na qual, quanto mais alto você for, maior será o seu ganho.

O problema é que aqueles que estão no topo são mais sucedidos e, muitas vezes, geram perda de dinheiro e tempo para os que ainda estão por baixo da hierarquia.

Prós Contras
Geralmente tem custo inicial limitado Muitas pessoas perdem dinheiro porque o processo parecia mais fácil do que é na realidade
Possibilidade de trabalhar em casa e com horário flexível Vender para pessoas do seu convívio (como amigos e familiares) ou tentar recrutá-los pode criar tensão e situações desconfortáveis
Os vendedores recebem um plano de negócio estruturado para seguir Alguns MMN são falsos e devem ser cuidadosamente analisados

Qual será sua função e…quem fará parte da sua equipe?

Depois de considerarmos sua disponibilidade e o modelo de negócio, provavelmente você já tem uma ideia melhor de qual será sua função e quem fará parte da sua equipe. Se deseja administrar um e-Commerce meio período na sua casa, provavelmente, você terá várias funções e trabalhará sozinho, ou talvez, com um parceiro. Agora, se deseja abrir uma loja de varejo, você será o proprietário e precisará de funcionários. Isso significa que também será gerente, a menos que contrate alguém para essa função.

É importante considerar que a sua função será determinada a partir dos custos para a terceirização, se aplicável, contrate quantos funcionários for necessário. Ambos os fatores afetam seu resultado.

Quando elaborei o Guia do Empreendedor das galáxias pensei em criar algo que seja útil para jovens com potencial empreendedor. Por isso, sua opinião é de extrema importância para que o trabalho final seja uma coleção de artigos realmente úteis, simples de usar e que qualquer pessoa com a veia empreendedora o use e viaje em sua jornada com menos medo do que tinha quando começou a seguir O Guia.

E aí, já decidiu por onde começar? Salve este texto, estude também em outros sites cada tipo de negócio que mencionamos hoje e comente aí em baixo o que achou do post de hoje.

Vá se preparando para o quarto episódio da saga, no qual falaremos sobre como validar a sua ideia.

Facebook Comments