Entenda o essencial do Google Adwords para você captar clientes

O Google Adwords é a plataforma de anúncios do Google, que atrai visitantes para o seu site, no momento em que eles estão buscando por algo que você ofereça.

 

Confesso que posso dizer que quando comecei a usar o Google AdWords, era “tudo mato”. Quase não tinha Extrafarma em Belém e eu ainda tinha cabelo  =/

Na época era uma missão homérica convencer os clientes da importância da internet, e como o Google poderia ajudar a gerar mais visitas no site, e consequentemente mais oportunidades de negócio.

 

Por sorte, com a evolução do Marketing Digital, muita gente já tem consciência do quanto os anúncios online são importantes, do quanto o Google Adwords pode ajudar como uma excelente plataforma para atrair mais clientes em potencial para o seu negócio.

 

A questão é que ainda existe uma barreira nesse ponto, ou seja, apesar de muita gente entender conceitualmente a importância disso tudo, elas não sabem por onde começar.

 

Isso acontece, provavelmente, porque são muitas coisas para aprender, muitas informações que na prática, para quem está começando, fica difícil filtrar o que é realmente válido e o que não é.

 

Foi pensando nisso que preparamos o artigo de hoje.

 

Através dele, nós queremos ajudar a você que está interessado em extrair o potencial máximo da internet para transformar desconhecidos em clientes

 

Fique tranquilo, nós vamos simplificar tudo nesse conteúdo e tornar os processos mais fáceis de serem realizados.

 

Vamos juntos?

 

O que é o Google Adwords?

O AdWords é a plataforma de publicidade online do gigante de buscas Google. E através dele, anúncios são exibidos em forma de links patrocinados quando alguém realiza uma busca, seja por meio de computadores ou smartphones.

Os anúncios são exibidos principalmente nos resultados de pesquisas, relacionados às palavras-chave usadas nessa busca.

 

Repare que dentro da caixa verde aparecem os anúncios em destaque. Uma solução genial do Google. Afinal, nada mais oportuno do que estar presente no momento exato em que as pessoas estão pesquisando por algum produto ou serviço que você ofereça.

Legal, não é?

Mas não é só isso. Existem também outros formatos de anúncios disponíveis no AdWords, além da rede de pesquisa. Eles podem ser exibidos em forma de banners e vídeos, em áreas especiais e de visibilidade em diversos sites parceiros do Google.

Esse enorme conjunto de sites parceiros compõe a Rede de Display, o que inclui também o Youtube, plataforma de vídeos pertencente ao Google e que é considerado o segundo maior buscador do mundo.

Como funcionar o Adwords?

Toda vez que alguém busca algum termo no Google, em uma fração de centésimo de segundo acontece um leilão de anunciantes para exibir seus anúncios de acordo com a palavra-chave que fora digitada. Os anúncios são exibidos com base no preço máximo oferecido por clique por cada anunciante e um histórico de qualidade do anunciante

A parte boa é que o anunciante só paga por esse leilão quando seu anúncio é clicado.


Quem pode anunciar?

Pessoas ou empresas cadastradas no Google AdWords, e que possuam conta válida, com saldo suficiente, “comprando” palavras iguais ou similares às digitadas no Google, além de uma série de outras condições. O Google realiza então um leilão instantâneo, determinando a posição de cada anúncio
O importante é você saber que simplesmente pagar mais pelo clique não basta para o seu anúncio aparecer bem posicionado. Você deve trabalhar a “qualidade” de seu anúncio.

Resumidamente, o índice de qualidade é uma avaliação feita pelo Google, gerando uma nota de 1 a 10, utilizada para determinar se o anúncio, as palavras chave e a página de destino são relevantes para o internauta interessado naquele assunto.

Existem diversos motivos para você começar a usar JÁ o Google Adwords, separei abaixo as que considero mais convincentes:


Velocidade no planejamento e execução

Após configurar sua conta, definir suas palavras-chave e criar seu primeiro anúncio, basta escolher a forma de pagamento. Se optar por pagamento “automático”, seu anúncio será cobrado via cartão de crédito e se aprovado, seus anúncios começam a veicular imediatamente
Captar potenciais clientes em todos os estágios do funil de vendas.

Já falamos anteriormente sobre o funil, lembra? Caso não leia este nosso post sobre Funil de vendas: aprenda a transformar visitantes em clientes.

Com o Google Adwords, é possível criar campanhas para cada estágio do funil, separando por palavras-chave relacionadas.
Muitas vezes esse investimento para ter resultados de curto prazo é essencial por dar fôlego para realizar da maneira certa e sem atropelamento outras atividades de longo prazo como blog, mídias sociais e SEO.


Descobrir insights importantes para o negócio.

 

Utilizando o Google AdWords também é possível testar a taxa de conversão das palavras-chave relevantes para o seu negócio e identificar quais trazem o maior número de Leads ou vendas. No decorrer do processo é comum descobrir que nem sempre as palavras com maior volume de buscas são as que trazem mais oportunidades de negócio.

Essa análise permite identificar por quais palavras-chave valem a pena e ainda potencializar seu conteúdo de blog e redes sociais, focando em para palavras que realmente convertem.

Também é muito comum perceber tendências de busca e realizar adaptações nos produtos ou serviços. Por exemplo, se as pessoas buscam mais sobre biscoito do que bolacha, qual dos dois tipos de produtos você deve focar mais? (Estou partindo do pressuposto de que biscoito e bolacha são equivalentes para “Maria, Maizena, Cream Cracker” e “Passa-tempo, Negresco” respectivamente).

Abaixo assista um vídeo sobre como criar o seu primeiro anúncio no Google Adwords:

E aí, pronto para pôr o que você aprendeu hoje em prática? Aconselho a fazer o teste o quanto antes e, caso tenha alguma dúvida, não hesite em comentar e compartilhar sua dúvida/opinião aqui com a gente, ok?

Precisa de mais do que um vídeo? O que acha de tomar um cafezinho aqui com a gente e pensarmos juntos sobre como você pode usar a internet para captar mais clientes?


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