Evite os 5 erros mais comuns dos empreendedores iniciantes

Olá, tudo bem?

Empreendedores em início de carreira tendem a ter mais emoção do que razão em suas decisões, e isso é bom! Agora como evitar que isso leve a erros graves? Este é o tema do post de hoje 🙂

Quando iniciamos no mundo dos negócios, muitas vezes não sabemos muito bem por onde realmente começar, o que fazer ou o como fazer. Nos sentimos perdidos e com a sensação de que somos os únicos a passarem por isso. Neste começo, infelizmente, é comum cometermos alguns erros que podem prejudicar a empresa, independente se ela esteja surgindo do zero ou já seja consolidada no mercado – como um negócio familiar, por exemplo.

Sabendo disto, relacionamos os 5 (cinco) erros mais comuns cometidos por iniciantes, e que você pode e deve evitar! Com este conhecimento, você poderá iniciar sua carreira empreendedora de forma mais saudável e sustentável, além de se colocar um passo à frente da concorrência.

Vamos lá?

1. Falta de planejamento

Esse é um erro clássico cometido por muitos empreendedores – não apenas os iniciantes. A falta de planejamento ou mesmo um planejamento insuficiente pode trazer sérias consequências ao negócio, pois sem uma estratégia clara, com objetivos e metas bem definidas se torna mais difícil conseguir chegar a algum lugar. Ainda mais se não sabemos que lugar é este, não é mesmo?

Portanto, se você já abriu o seu negócio ou acabou de assumir uma função estratégica dentro de uma empresa, separe um tempo para se planejar. Comece escrevendo em um papel (ou onde você preferir) os planos estratégicos relacionados as seguintes áreas principais:

  • Operacional: metas de venda e como funcionará a estrutura do negócio em si;
  • Financeiro: capital de giro, despesas fixas e variáveis, metas de faturamento e captação de recursos, táticas de redução de despesas, pró-labore e etc.;
  • Marketing: falaremos mais adiante sobre a sua importância.

2. Pouco conhecimento sobre o mercado

Segundo erro clássico. Antes de abrir o próprio negócio ou empreender em uma empresa familiar já estruturada, é importantíssimo o conhecimento sobre o mercado em que irá atuar! Se você não se atentar a isso e aprofundar seu conhecimento na área, o seu negócio/produto/serviço corre um sério risco de ser engolido ou mesmo aprimorado e vendido pela concorrência.

Conhecer o mercado e as tendências futuras irão te ajudar a traçar objetivos mais sólidos e a criar estratégias e lançamentos mais precisos para atingir em cheio o público de seu interesse, que está cada dia mais exigente e antenado com as novidades do mundo inteiro.

3. Não validar a ideia ou o produto antes de ser lançado no mercado

É comum encontrarmos empreendedores que acreditam que a parte mais fácil do negócio é lançar um produto ou serviço (em grande escala) no mercado. Eles estão tão convictos do potencial de sua ideia, que não percebem o grande risco em que podem estar inserindo o negócio (ainda mais se já estiverem incorrendo nos erros anteriores).

Portanto, antes de fazer altos investimentos, comece aos poucos e teste a sua ideia em uma escala menor. Você pode começar avaliando quem é o seu público-alvo e onde estão; oferecendo o produto ou serviço na faculdade, no trabalho, no bairro ou em áreas da cidade; definindo um preço que acha justo ser cobrado; escolhendo os canais para a venda/entrega e assim por diante.

Nesse tempo, identifique o que está dando certo (e errado), solicite feedback, faça os ajustes que julgar necessário, teste novamente e avalie o que ainda precisa ser modificado antes do lançamento oficial. Preste muita atenção no que o seu público está dizendo sobre seu produto/serviço, afinal, eles serão seus futuros clientes.

4. Não estar aberto a mudanças é um dos grandes erros de empreendedores

Apesar de ser difícil, na fase inicial de um negócio, precisamos ter um pouco de desapego. Muitas vezes o cenário que idealizamos não se concretiza ou a ideia que lançamos não é bem aceita como gostariamos, por isso precisamos ter um plano B! Há todo momento devemos lembrar que o mundo está em constante evolução e, o que ontem era novidade e sucesso de vendas hoje pode ser tornar obsoleto e apenas uma lembrança.

Atualmente, em qualquer área de atuação é necessário sempre repensar as formas de produtos e serviços que são oferecidos e ficar de olho nas tendências e concorrentes. Não estar aberto as mudanças é um erro que pode implicar diretamente na falência do negócio. Grandes empresas como Xerox, 3M e LG  já tiveram que mudar seus planos para se adaptarem aos novos tempos, por que você não poderá faze-lo?

5. Não ter um planejamento estratégico de marketing e divulgação

Diariamente em todo o país são abertos milhares de novos negócios. O que significa que, apenas ter uma grande e boa ideia não representa o mesmo que ter sucesso e reconhecimento imediato. Pelo contrário, significa ter mais trabalho e esforço para conseguir conquistar e manter o público interessado.

Como já citamos, antes de mais nada é preciso ter planejamento! É preciso saber quem é o seu público de interesse, onde estão, o que fazem e como se comportam; é preciso saber quem são, onde estão e o que fazem seus concorrentes; é preciso ter um produto/serviço definido e com diferenciais claros; é preciso saber qual será o seu raio de atuação e como será sua distribuição… é preciso saber inúmeras variáveis antes mesmo de pensar em como será sua divulgação.

Para se tornar conhecido no mercado não basta divulgar em todos os canais [isso pode ser perda de tempo e dinheiro], deve-se primeiramente pensar estrategicamente sobre cada um deles, no qual poderá proporcionar maior retorno para o negócio e no qual atingirá o cliente efetivamente. Pensar que além de ser necessária a presença da marca no seu local de atuação também é necessário pensar no marketing digital, pois a empresa também precisa estreitar a relação com os clientes.

Sabemos que abrir ou assumir um negócio não é fácil! Portanto, planeje com cuidado e evite esses erros comuns de empreendedores.

Quer saber mais por onde começar? Venha tomar um café e bater um papo com a agente!

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