6 provas de que sua estratégia de marketing está no caminho errado

Sua estratégia de marketing está trazendo lucro para o seu negócio? Quais dados você está mensurando para avaliar a eficácia das suas campanhas? Seguidores nas redes sociais não vale. Separamos neste artigo 5 provas de que ela pode estar direcionando você para o caminho errado.

Toda estratégia de marketing deve possuir 3 ingredientes: planejamento, execução e mensuração.

Você fez o planejamento direitinho? Definiu seu público-alvo e tem sua persona com as dores e necessidades bem claras? Na execução, está utilizando os canais e ferramentas corretos? e os KPIs? Está mensurando as métricas que realmente importam? As métricas são fundamentais para você acompanhar a eficiência e eficácia da sua estratégia de marketing. E elas não têm nada a ver com os likes do Facebook.

Tantas perguntas e você aí querendo saber se seu negócio está indo (ou não) no caminho certo e dando os resultados esperado…

Por isso preparamos um post, onde vamos mostrar 5 provas de que sua estratégia de marketing está no caminha errado. (E o que fazer para corrigí-la).

 

1. Seus objetivos não estão definidos claramente
Já ouviu falar em metas SMART? O SMART vem de Específico (S), Mensurável (M), Alcançável (A), Relevante (R) e Temporizável (T). Para ter sucesso em sua estratégia de marketing você deve ter objetivos claros. Isso te dará foco, além de evitar desperdiçar dois grandes ativos do seu negócio: tempo e dinheiro.
Tudo começa com um objetivo. Se não, está correndo sem direção. Isso irá permear mais à frente as métricas que você deverá mensurar.

Que tal um exemplo?
Dependendo do estágio do seu negócio, os objetivos podem variar, mas, em geral, se você está dando os primeiros passos no marketing digital e busca garantir o mínimo de presença na internet, o foco será em gerar leads para o seu negócio.

Então é importante definir em quantos dias você terá uma determinada quantidade de leads. Assim: “Em 30 dias, nosso negócio deverá ter captado, no mínimo, 50 leads.”

 

2. Seus nicho de mercado está saturado
A melhor forma de garantir seu lugar no mercado é através dos nichos de mercado. No entanto, você deve estudar e definir bem quando nicho de mercado irá atuar. Isso terá impacto direto sobre o desempenho da sua estratégia de marketing.

Se você decidiu investir em um nicho apenas porque gosta do tema, e não está tendo o retorno que gostaria, é provável que você esteja inserido em um nicho muito concorrido, o famoso “oceano vermelho”, dominado por grandes players.

A alternativa neste caso é buscar maior especificidade, sair do nicho e ir para o super nicho.

Um exemplo: seu negócio é do segmento de vestuário e vende para homens e mulheres de todas as idades. Percebeu como o próprio segmento em si é muito abrangente? Atendendo um público muito amplo, sua concorrência é maior.
E se você restringir mais seu público e mudar a atuação para o super nicho? Seu negócio seria agora especializado em moda infantil, para crianças de 0 a 10 anos. Com certeza, você terá muito menos concorrentes.

 

3. Sua persona não foi definida
Em outras palavras, você não tem ideia de com quem está falando…

A persona é uma representação semi ficcional que representa o cliente ideal de uma empresa, criada com objetivo de ajudar seu negócio a entender quem é seu cliente e do que ele precisa.

O marketing digital permite que você fale diretamente com quem está interessado em seu produto ou serviço. Pouquíssimos segmentos podem dizer que vendem pra todo mundo. Até mesmo um segmento como alimentação e vestuário, possui subgrupos e uma infinidade de públicos mais específicos com o qual trabalhar.

Portanto, para uma estratégia de marketing vencedora, você precisa ter uma persona definida. Se não tem, defina a sua pra ontem.

Se precisar de ajuda no processo de criação da sua persona, temos um conteúdo para facilitar. Acesse AQUI.

 

4. Você não está organizando seus conteúdos

Como você define os temas dos seus conteúdos? E como os distribui nos canais sociais? Se você produziu conteúdo e os distribuiu em todos os canais possíveis sem antes definir sua persona, você está fazendo isso errado.

Definir a persona é uma das etapas mais essenciais da sua estratégia. Afinal, para saber COMO e ONDE falar, você precisa saber para QUEM falar.

Entendendo sua persona, com suas dores e necessidades, seus hábitos e em quais redes sociais ele interage, saberá quais conteúdos abordar.

Dica Extra: Utilize a multiplicação mágica de conteúdo para adaptar o mesmo conteúdo para diferentes canais. Por exemplo: 1 ebook pode ser transformado em vários artigos e posts para as redes sociais.

 

5. Você não está mensurando as métricas corretas
O que é pior: não mensurar suas ações no marketing ou mensurar dados irrelevantes? Com certeza os dois cenários são prejudiciais.

Peter Drucker, o pai da administração moderna dizia que “o que não é medido não pode ser melhorado”. E nós complementamos dizendo que não saber o que medir, aliena seus resultados fazendo você gastar mais do que deveria e lucrando menos do que poderia.

Vamos considerar que você está mensurando algumas métricas em suas campanhas, seja diária, semanal ou mensalmente. Como saber se são as métricas corretas? Simples: olhe para o seu objetivo. Para cada objetivo, você tem uma ou mais métricas a ele relacionadas.

Se uma campanha tem como objetivo o incremento da receita e vendas, você deve ficar de olho em métricas como o retorno sobre investimento em suas campanhas (ROI), o custo de aquisição de clientes para o negócio (CAC) e o ticket médio, valor que cada cliente gasta, em média, nos serviços e produtos da sua empresa.

 

6. Você não sabe o retorno sobre os seus investimentos
O quanto dos seus esforços está se tornando lucro efetivamente?

Se toda estratégia tem como objetivo final gerar retorno financeiro para a empresa, ela não pode gastar mais recursos do que gera de receita. O Retorno sobre Investimento (ROI) é a métrica que demonstra se um investimento teve saldo positivo ou negativo.

Para saber qual o retorno, positivo ou negativo, basta seguir a fórmula:

ROI = ((Lucro – Investimento) / Investimento) x 100

Um exemplo: se em um ano você investiu R$10.000 em marketing, por exemplo, e gerou R$50.000 em receita, seu ROI foi de 4x ou 400%. Isso significa que a cada R$1 investido, você gerou R$4 de lucro.
Se o ROI está positivo, sua estratégia está trazendo lucro para a empresa. Se estiver negativo, significa que você está gastando mais do que deveria para adquirir novos clientes.

Se identificou com um ou mais problemas que estão direcionando sua estratégia de marketing para o caminho errado? Ao perceber estes sinais na sua empresa acenda uma luz amarela. É provável que exista uma oportunidade de melhoria, fazendo que com que seus esforços sejam mais assertivos e seus resultados, muito melhores.

Quer uma ajuda da Vindi com o marketing estratégico do seu negócio? Fale com um de nossos consultores, clicando no banner abaixo:

 

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *