Como você bem sabe, na internet a zoeira não tem limites. E deslizes, aberturas para piada e notórios erros de marketing costumam cair na graça dos internautas através das redes sociais (para desgraça do criador e da marca envolvida).

Agora, na boa! Algumas empresas (parece que) pedem para serem zoadas, não é mesmo?

ERROS NO MARKETING

Hoje, vamos compartilhar com você alguns casos de empresas que falharam epicamente no marketing e que você pode usar como exemplo do que NÃO FAZER.

 

  1. Bling: timing e abordagem

    No topo, mas não necessariamente o maior FAIL dessa seleção, o caso de uma empresa que vacilou feio em usar as redes sociais para pegar carona em uma notícia de senso comum e aproveitar para “vender seu peixe”.

    O Bling é um software de gestão empresarial, ERP para a micro e pequena empresa. E, aproveitando o trending topics do momento, criaram a seguinte publicação no Facebook:

    Vamos aos fatos. É muito legal (e recomendável) você aproveitar as tendências e o que está sendo falado no mundo para usar o marketing de oportunidade.

    MAS, BOM SENSO VALE MAIS QUE 1 MILHÃO DE LIKES!

    Se você não lembra, há um tempo atrás um avião sumiu no mar, uma tragédia na qual centenas de pessoas morreram. A empresa usou esse tema (que estava sendo super falado) para fazer o seu marketing e, claro, recebeu milhares de comentários negativos nas redes sociais.

    Então você pensa: como o assunto está no auge, não devo aproveitar o momento?? Não, não é assim…

    Regra de ouro da produção de conteúdo para mídias sociais: NUNCA aborde notícias que envolvem morte e tragédias!

     

  2. Nestlé faz bebida Alpino SEM chocolate Alpino 

    A Nestlé lançou uma linha de bebidas prontas chamada “Fast” e uma delas era de chocolate Alpino. Ou melhor, sabor Alpino, já que a própria embalagem dizia que o produto não continha o chocolate Alpino.
    O caso gerou reclamações no CONAR e manifestos na internet. A empresa foi notificada, precisou se desculpar em público e mudar o rótulo do seu produto.

  3. Ação da P&G “de parar o trânsito”

    A P&G realizou uma ação no “avião do Faustão”, um remake da antiga promoção do caminhão. Tudo parecia ir bem até a empresa decidir espalhar caixas que supostamente teriam caído de aviões, no Rio de Janeiro.

    O problema é que isso aconteceu exato no momento em que o Rio passava por um período de extrema insegurança, com o conflito entre policiais e traficantes. Resultado: a população ficou com medo, o esquadrão antibomba foi chamado e a imagem rodou todos os noticiários policiais do país.

  4. Revlon: perfume de Velório? 

    Até mesmo fatores culturais podem causar impactos negativos se a estratégia de marketing não for bem analisada e planejada.Um exemplo disso foi o que aconteceu com a marca de cosméticos Revlon, quando lançou uma nova fragrância de perfume no Brasil.

    A fragrância era de flores de Camélia, só que não foi avaliado (antes do lançamento do perfume) o fato de que a fragrância desta flor está associada a funerais no Brasil.

    Sem surpresa, o perfume não teve sucesso. Muitos entenderam que a empresa estava desrespeitando a cultura local.

  5. Será que Mark Zuckerberg já estudou no Paraguai? 

    Pois é. É de conhecimento público que o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, é ex-aluno de Harvard, mas não chegou a terminar o curso. Eis que aparece um anúncio mostrando que ele fez faculdade no Paraguai. Hein? Veja o que a universidade paraguaia disse:

    Nós pedimos a elaboração de um outdoor [para a agência de publicidade], e eles nos passaram essa imagem sem conhecer de quem eram os rostos utilizados. Perguntei se tínhamos que colocar rostos de alunos conhecidos, e eles responderam que tinham imagens gratuitas ofertadas na internet legalmente.

    Amigos, de verdade. NUNCA peguem qualquer foto do Google para usar em seus trabalhos. Procurem sempre por fotos com a licença CC (Creative Commons) ou compre fotos em bancos de imagem [via: Buzzfeed e EFE/Paraguay.com].

  6. Listerine e a embalagem nota ZERO

    Sabemos que a embalagem é essencial para o produto, mas ela também pode ser aquele empurrãozinho (diferenciado) que o seu empreendimento está precisando.

    Em um mercado tão competitivo como o de saúde bucal, a Listerine conseguiu realizar essa proeza… parabéns aos envolvidos.É por essas e outras que aqui na agência a gente brinca que todas as empresas deveriam ter um departamento de “vai dar M%¨&”.

    Uma equipe que olhe com cuidado o projeto antes de veicular e pense: “hum… será que não vai dar m..?” ou que simplesmente se coloque na posição de consumidor (saindo um pouco de sua posição técnica) e dê seu parecer leigo.

    Ação simples, de apenas se colocar no lugar de quem irá ser atingido pela comunicação: o potencial consumidor.

    Ah, como o último da lista fala sobre embalagem, recomendo fortemente que você leia nossos 5 MOTIVOS PARA INVESTIR EM EMBALAGEM e assista ao vídeo abaixo:

     

E aí, conhece algum outro caso de erro de marketing que queira compartilhar? Deixe seu recado aí nos comentários.

 

Facebook Comments