O que Doctor Who pode nos ensinar sobre marketing digital?

Informações valorosas e lições super úteis nos cercam diariamente, e em Doctor Who não é diferente. Se você assistiu mais do que alguns episódios dessa série de TV britânica, provavelmente sabe que lá tem muito mais do que um alienígena que viaja em uma pequena caixa azul.

Se você nunca ouviu falar de Doctor Who, não tem problema também, os conceitos presentes neste post de blog podem ser aplicados a qualquer pessoa, sendo ela whovian ou não.

O que aprendi com Doctor Who sobre marketing digital?

 

1 – Qualquer um pode ser bem sucedido

Algo como “O universo é grande. Vasto, complicado e ridículo. E às vezes, muito raramente, coisas impossíveis acabam acontecendo e nós as chamamos de milagres”.

Não estou te pedindo para acreditar em milagres, claro que não. Mas essa frase nos ajuda a entender a grandeza do universo, nos devolve ao “nosso lugar” e ainda dá aquela pitada de: “Vai, você consegue”.

Todos nós somos protagonistas de nossa própria história. Não caia na armadilha de acreditar que você estava destinado a fazer ou ser algo especificamente. Ninguém é tão especial.

Sem essa de “ah, mas esse negócios de marketing digital é muito complicado”, ou “só adolescente usa a internet hoje em dia, meu público não está lá”.

Quem quiser se manter vivo no mercado não fica com medo do novo: vai lá e faz! Campanhas de marketing digital bem sucedidas precedem de pessoas que encontram suas paixões e escrevem sua própria história. E o que são as redes sociais na internet se não uma grande sala, onde todos contam suas histórias?

Tudo o que você precisa é ter paixão pelo que faz e um pouco de sorte. Isso por si só é combustível para você escrever sua própria história de sucesso (isso se você ainda não a estiver escrevendo agora mesmo).

 

2- Mudanças podem ser boas para seu negócio

Quando o assunto é mudança, nosso querido doutor é expert no assunto. O personagem principal, o Doctor, muda sua fisionomia com grande frequência (geralmente marcando transições de temporada), bem como suas companhias são trocadas constantemente.

Ah, e eu já ia esquecendo, a própria nave e formato de cabine telefônica, Tardis sofre leves alterações as vezes.

E sabe de uma coisa? Isso nunca afetou a marca. Na verdade, a mudança de personagens é seguida frequentemente por um aumento em sua audiência.

Uma mudança na marca de sua empresa, estratégia de marketing ou mesmo uma mudança no time de implementação pode suportar seu crescimento on-line de várias maneiras.

A mudança é algo que pode atrair clientes. A renovação da identidade da marca, no digital, pode mostrar aos seus clientes que você responde/se adapta ao meio ambiente.

 

2. Não há nada escondido atrás do sofá

“Atrás do sofá” é uma frase da cultura pop britânica que descreve a reação temerosa de se esconder atrás de um sofá para evitar ver partes assustadoras de um programa de televisão (com a implicação de que alguém quer permanecer na sala para assistir o resto do programa). Embora a frase seja empregada às vezes em um contexto sério, seu uso geralmente se destina a ser humorístico e/ou nostálgico, e evocar um medo agradável e seguro em um ambiente doméstico.

A expressão se originou, claro, em um episodio da série Doctor Who, na década de 70.

O problema é que quando a criança tentasse assistir novamente a TV, os monstros ainda estariam lá. O mesmo pode ser dito nos negócios.

Os monstros do Doctor Who podem ser substituídos pelos maus momentos do seu negócio. Existem quatro maneiras de lidar com esses monstros: você pode esconder, ignorar, atacar ou desafiá-los positivamente.

Ocultar e ignorar os monstros do seu negócio fará pouco para dissipa-los. Atacar o problema pode parecer uma ação positiva, no entanto, como bem nos lembra o case o restaurante Phenix American Mex, ter uma estratégia agressiva pode prejudicar sua marca ainda mais.

Por outro lado, os momentos negativos que desafiam positivamente em sua empresa podem ser benéficos. Há muitas maneiras pelas quais você pode empregar uma ação positiva, como uma campanha de relações públicas direcionada ou lançar um novo material que mostre sua experiência em um campo. Seja qual for a solução que você encontrar, é melhor do que se esconder atrás do sofá.

 

3. Uma boa história é tudo que você precisa

Doctor Who nunca foi conhecido por grandes efeitos especiais de última geração. No entanto, o show nos anos 70 e 80 ainda atraiu grandes públicos. Por quê? Por causa da maneira como contaram a história. Os clientes reagem às histórias, sentem uma conexão emocional e passam a se envolver.

Nesse sentido, uma empresa não precisa de muita pirotecnia para manter uma conversa saudável com o público na internet. Comprar anúncios do Facebook ou Tweets patrocinados são sempre válidos (e vitais, eu diria). Mas um bom blog, gestão estratégica de redes sociais e marketing por e-mail podem ser tudo o que você precisa para atrair clientes.

Enquanto você contar uma boa história, você atrairá clientes para sua empresa.

É também por isso que os anúncios diretos (No estilo COMPRE AGORA) não funcionam em blogs ou mídias sociais. Em vez disso, esses meios devem ser usados para contar histórias e atrair clientes para seus sites.

 

4. Assim como Doctor Who, você pode usar o timing a seu favor

 

No início da década de 1990, Doctor Who passou por um declínio de popularidade e audiência. Mesmo quando a série voltou a ser gravada, em 1996 não conseguiu ganhar impulso, mas apesar de tudo a franquia não morreu, e em 2004 a série estava de volta e agora com todo o gás.

O mesmo pode ser dito para o sua presença digital e seus produtos. Não importa o que aconteceu, sempre há a chance de voltar, se reinventar e atingir o coração do público. Haverá momentos em que a má cobertura da mídia pode prejudicar seu perfil comercial ou de negócios, mas como você responde a essas notícias pode mudar o jogo.

O Magazine Luiza é um exemplo perfeito. Eles transformaram um fator desfavorável em uma excelente oportunidade de ação nas redes sociais.

Conclusão

Há muito que podemos aprender com os programas que assistimos, mesmo que tenham pouco a ver com as atividades de negócios e marketing digital que executamos. Doctor Who me ensinou que quase tudo é possível com a atitude certa e não custa uma fortuna.

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Que programas lhe ensinaram lições valiosas? Conta aí pra gente nos comentários.

 

 

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