Dicas de web design Design: Afinal, o que é UX e UI design?

Hoje vamos falar sobre o que é e qual a diferença entre UI e UX design.

Imagine a seguinte cena: Você vai comprar um sapato. O primeiro impacto que você tem ao comprar o sapato é com o visual e seus aspectos físicos. Ao experimenta-lo, dependendo da maneira que você se sentiu durante o uso, decidirá se irá compra-lo ou não.

E o que isso tem a ver com UI e UX Design?

Trazendo para o universo de web design, o UX (User Experience, ou em tradução livre, “Experiência do usuário”) seria esse teste com o sapato. Ou seja, a sua experiência durante o uso. Já o UI (User Interface ou “Interface de Usuário”) seria essa primeira forma de contato, relacionando-se ao visual.

Essa preocupação com o usuário, presente em ambos os termos, é uma característica atual —  Antes, o consumidor se via limitado pelo pequeno número de marcas que podiam atender suas necessidades, ou seja:

  • ou era marca X;
  • ou ficava sem consumir.

Com tantas ofertas no mercado, designers devem direcionar sua atenção para o usuário pois, uma vez este sofrendo ruídos de interação, facilmente encontrará outro produto ou serviço que atenderá sua demanda de maneira mais fácil e eficiente.

O UX e UI design estão voltados para universo da web, onde o UX relaciona-se para a interação do usuário com site e o UI para os aspectos visuais.

Explicando a aplicação do UX e UI em web deisgn

Visualize a criação de um site como três etapas gerais. A primeira pode ser desenvolvida pelo designer gráfico, onde este criará os elementos gráficos do site, como por exemplo, um botão de acesso à uma aba do site.

Seguindo para a segunda etapa, onde entra o UI design, será desenvolvida a forma que estes elementos gráficos interagem com o usuário, isto é, como o botão criado anteriormente reagirá aos cliques de acesso.

Na terceira etapa, com o UX design, elabora-se como essas interações serão vivenciadas pelo consumidor, ou seja, o botão já tendo a sua função principal exercida. Assim sendo, o projeto será finalizado pelos programadores, que deverá tornar possível os resultados dessas etapas.

As atividade de UI e UX criam um design mais humano onde o usuário é o foco da criação.

É para ele e para sua satisfação que devem ser direcionados todos os esforços. Ao se desenvolver um projeto visando uma experiência relevante para o consumidor, cria-se um design que ouve e compreende o usuário agregando maiores valores e significando a sua existência.

E você, trabalha com uma dessas áreas? Comente aí 🙂

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *