Como vender mais em datas comemorativas

Você sabia que pode estar jogando dinheiro no ralo?

Dia da Mulher, Páscoa, Natal… essas datas comemorativas são o momento ideal para você pegar carona no “hype” e gerar conteúdo relevante, que gere valor, e isso não significa postar fotos de banco de imagens e poemas copiados do “Pensador”.

Então, vamos ao que interessa: como aproveitar qualquer data comemorativa para vender mais? As dicas abaixo usam o exemplo o Dia do Cliente, mas você pode aproveitar para qualquer data especial.

Bora lá?

Atrair o consumidor e tratá-lo de maneira adequada é indispensável para o varejo. Criado com esse propósito, o Dia do cliente é  celebrado dia 15 de setembro.

Para começar, facilitar a vida do consumidor e melhorar a experiência que ele vai ter ao procurar o seu comércio são formas de ter um destaque maior nesta data.

 

Procure pelo cliente online

Para o consumidor, já não há distinção entre físico e digital. Ele procura pelas melhores ofertas e condições de compra. Portanto, não meça esforços para buscar esse cliente também no online.

Use os mecanismos de busca a seu favor. Utilize o Zoom e o Buscapé para ver como outras empresas oferecem o seu produto/serviço.

O Google é um excelente termômetro do que é popular na Internet. Como o principal buscador utilizado no Brasil, com cerca de 90% da preferência, ele mostra nos primeiros resultados das buscas o que realmente é mais relevante e popular para o público.

O que você deve fazer é selecionar palavras-chave relacionadas ao seu negócio, buscar por elas no Google e ver quais sites, blogs e páginas em redes sociais mais estão sendo acessados. Seguindo o exemplo da loja de decoração, você poderia buscar por “decoração”, “design de interiores”, “decoração de interiores”, “decoração de festas”, “itens de decoração”, “objetos de decoração” e outras.

Navegando pelos resultados dessas buscas, você pode ter uma ideia de sites e blogs onde poderia anunciar, ter ideias de conteúdos que você pode falar no seu próprio blog e atrair potenciais clientes.

Diversifique os canais

O novo cliente está muito mais exigente. Ele quer mais por menos. Além disso, as redes sociais deram poder para os consumidores insatisfeitos desmascararem marcas que mentem e enganam. Por isso, é importante buscar outras formas de se comunicar com esse cliente. Sua marca precisa estar nos buscadores, nos e-mails, nas redes sociais e onde mais estiver o consumidor.

 

Conheça e fidelize o consumidor

É importante que o consumidor sinta-se sempre valorizado e cuidado. O dia criado especialmente para ele é uma ótima oportunidade para as marcas mostrarem a importância que dão a ele. Por isso, a dica é para aproveitar o momento e se aproximar.

Uma dica interessante é criar campanhas convidativas e que estimulem o cliente a deixar pistas daquilo que ele deseja comprar nos próximos meses ou datas comemorativas. Assim, o lojista tem a oportunidade de oferecer o produto certo para quem o procura – por meio de ferramentas especializadas –, aumentando assim as chances de conversão.

Seja Omnichannel

Devido ao crescente uso de dispositivos móveis pelos consumidores, como smartphones e tablets, é necessário que os lojistas pensem ainda mais em como se comunicar com o público-alvo.

Antes, o e-mail e o call center eram as principais ferramentas de interação entre as empresas e seus clientes. Contudo, especialmente com a expansão das redes sociais, esses pontos de contato começaram a dividir espaço – e a atenção do consumidor – com aplicativos, assistentes virtuais inteligentes, SAC 2.0, mensageiros instantâneos, entre outras tecnologias disponíveis no mercado baseadas no conceito de Internet das Coisas.

É aí que entra o conceito de Omnichannel.

Ser Omnichannel é trabalhar de forma integrada, de modo que a experiência na loja física seja complementada pela interação digital e vice-versa. O cliente pode começar a ser atendido por uma rede social, continuar sua ocorrência por chat e finalizar por um canal de voz ou loja física, de acordo com a sua conveniência.

É possível – e imprescindível – melhorar a decisão do cliente em favor da marca e aumentar a taxa de conversão, além de entregar agilidade e atender à demanda de imediatismo dessa nova geração que já não está mais disposta a esperar.

E você? Já está pensando nisso?

Agora, se você quer saber mais como encantar seus clientes SEMPRE, leia este post sobre marketing estratégico.

Conclusão

Antes de qualquer coisa é preciso entender realmente quem é o seu consumidor. Para isso, ter uma persona é fundamental.

Mas o que é uma persona?

Pensando em te ajudar mais, preparamos um material super bacana falando sobre o que é persona e para que serve essa ferramenta de Marketing e criação de suas estratégias.

Já sabemos que é fundamental conhecer o seu público alvo na hora de montar uma boa estratégia, é preciso entender o que seus potenciais clientes gostam, como se sentem ou como se comportam como consumidores.

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Até a próxima!

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