Devo contratar uma agência de marketing digital?

Olá, tudo bem?

Hoje vou buscar responder a uma pergunta que fizeram logo após meu workshop sobre marketing digital no PCT Guamá (Parque de Ciência e Tecnologia).

O que é melhor? Devo contratar uma agência de marketing digital ou monto uma equipe interna para isso?

 

Bom, como a resposta foi bem longa, achei que seria legal trazer essa conversa para público, espero que te ajude, mas primeiro vamos deixar algo bem claro!

O que é Marketing Digital?

agência de marketing digital

Qualquer pessoa com acesso a internet pode ir além e descobrir a definição exata de marketing digital, você pode encontrar vários.

De acordo com a Wikipedia, o marketing digital é:

 

“Um termo genérico para a comercialização de produtos ou serviços que utilizam tecnologias digitais, principalmente na Internet, mas também inclui telefones celulares, publicidade gráfica e qualquer outro meio digital.”

 

Uma de nossas definições favoritas vem de Lee Oden do Blog de Marketing  TopRank, que define marketing digital como:

 

“Um termo usado para descrever os serviços integrados de marketing utilizados para atrair, envolver e converter clientes on-line através da utilização de múltiplos canais”.

 

Eu gosto muito do que Claudio Torres, no Livro “A Bíblia do Marketing Digital” diz:

 

“Quando falamos de marketing digital e internet estamos falando de pessoas, suas histórias e seus desejos. Estamos falando sobre relacionamento e necessidades a serem atendidas”.

 

É comum pensar que, quando o assunto é internet e marketing juntos, estamos falando em algo incrivelmente novo quanto ao comportamento do consumidor. Mais comum ainda é focar na tecnologia como solução, não como facilitadora, como um recurso a ser usado.

 

Está aí o problema, marketing digital é, como disse Torres, sobre pessoas (que usam a internet).

 

E o que é possível fazer com Marketing Digital?

 

Com base nas definições acima, podemos definir o marketing digital da seguinte forma:

Uma solução de marketing que envolve a promoção de uma marca através de vários meios digitais (ou eletrônicos) usados para atrair e converter clientes.

 

Marketing digital pode ser decupado nas seguintes soluções:

  • Marketing de Conteúdo;
  • Otimização de sites para mecanismos de busca (SEO);
  • Video Marketing;
  • Marketing para dispositivos móveis;
  • Anúncios online (PPC);
  • E-mail Marketing;
  • Marketing em mídias sociais.

 

A explicação sobre cada um desses “braços” do marketing digital deixarei para depois. Por hora, é importante saber que existe muito mais no mundo do marketing digital do que apenas um bom post no Facebook ou criar site pelo Wix.

 

Afinal, Diego. Devo terceirizar ou não?

Bom, para responder sem muita enrolação vou chamar Bill

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“Se o seu negócio não está na Internet, então o seu negócio estará fora do negócio.” (Bill Gates)

Você acredita que quase 50% das pequenas empresas não estão online? Isto é, elas não têm uma presença on-line nem um site.

 

Das empresas que atualmente estão usando o marketing digital, mais da metade não tem estratégia ou plano, enquanto 63% não têm sistemas em vigor para analisar seus dados de marketing on-line.

 

Pense nisso por um segundo. Como essas empresas estão medindo o sucesso? Sem um planejamento (on ou offline) você nunca saberá se o seu marketing é um centro de custo ou de investimento.

 

Eu apostaria que, dessa forma, sempre será um centro de custo.

 

Mas não tema, se você chegou até aqui é por que já pensa em profissionalizar a sua presença online.

 

Ah, falando nisso, você já passou o Raio X do Marketing Digital? Aproveite que essa nossa ferramenta é de graça. Clique aqui.

E se eu montar uma equipe interna só para o marketing digital?

 

Agora vamos falar das vantagens de fazer você mesmo o marketing digital da sua empresa. Uma coisa é certa, ninguém entende melhor sobre a sua empresa do que você mesmo. E ter um time fisicamente mais perto pode tornar a comunicação menos ruidosa.

 

Ao investir em uma equipe interna para a gestão estratégica da presença digital da sua empresa, você terá um ou mais profissionais de marketing pensando fulltime em seu negócio, assim sua empresa pode ter uma boa cobertura de monitoramento de menções e mensagens sobre sua marca.

 

Mais produtividade

 

Com uma equipe interna ajudará acelerar o processo de produção das ações, como geração de conteúdo rico (ebook, slideshare, checklist, planilhas para download etc) aumentando a produtividade. Mas vale lembrar que a produção desse tipo de material envolve muita pesquisa e análise de viabilidade.

 

Então, por que exatamente você deve usar uma agência de marketing digital?

 

Eu me sentiria mais confortável em conversar sobre isso com você ao vivo, quem sabe até tomando uma cerveja, talvez no nosso próximo encontro, mas por enquanto continue a leitura 😉

 

Uma agência de marketing na Internet pode:

 

  1. Assumir o seu marketing on-line

Ao delegar suas metas, objetivos e necessidades online para uma agência, ela irá avaliar e auditar a sua marca para desenvolver um plano estratégico abrangente visando maximizar seus lucros. Uma agência consegue isso identificando a sua buyer persona, ou público-alvo, e analisando a jornada de compra do seu cliente.

 

Ao compreender a jornada de compras on-line de seus clientes, a empresa é mais capaz de entender como implementar uma estratégia que irá resolver as “dores” de seus clientes ideais, atendendo assim às suas necessidades.

 

  1. Continuamente trabalhar para aumentar o seu ROI (Return on Investment)

Uma empresa de marketing on-line irá trabalhar regularmente para melhorar sua estratégia (1) analisando o que funciona ou não, e (2) testando novas maneiras de melhorar seu ROI. Este processo também envolve a identificação dos melhores meios para se concentrar em obter mais clientes para o seu negócio.

COMO?

 

Trabalhando sempre para aumentar seu ROI através de uma combinação de várias soluções digitais, uma agência pode trazer mais tráfego para seu site e gerar mais leads de qualidade para o seu negócio.

 

E como você sabe, muitos desses visitantes do site e leads on-line podem ser responsáveis por levar a um aumento nas vendas ao se tornarem clientes de fato.

 

Aqui na Vindi, por exemplo, usamos várias ferramentas para gerir, nutrir e se relacionar com os contatos qualificados de nossos clientes; facilitando a mensuração dos resultados e ganhando tempo para focar em estratégias mais eficazes.

 

 

  1. Desenvolver e melhorar a sua presença on-line

 

A melhoria da sua presença online é alcançada através de criação de conteúdo direcionado visando estabelecer sua empresa como uma autoridade em seu nicho. Isto é conseguido através de uma estratégia de conteúdo orientada para o cliente, visando para aumentar a sua consciência de marca através da web.

 

Todos os nossos clientes recebem mensalmente um link para um calendário de ações que serão executadas nos canais digitais. Postagens em blogs, produção de e-books, envios de e-mail marketing etc.

 

Como selecionar a Agência de marketing digital certa para o seu negócio

 

Ao procurar a agência de marketing digital ideal, você deve ser tão rigoroso quanto é com seu processo seletivo de equipe interna.

 

Recomendo que faça um apanhado da atual situação da sua empresa no mundo digital (é por isso que aconselhei a usar o Raio X do Marketing Digital, lembra?).

 

Feito isso, faça uma pesquisa na internet sobre as agências que trabalham com marketing digital, e veja quais fazem um serviço que esteja mais alinhado com suas estratégias e ambições.

Durante sua pesquisa, mantenha as seguintes perguntas em mente:

  • Os donos da empresa conhecem o meu nicho?
  • Quem são seus clientes? (Indústrias, tamanho da empresa, receita anual, etc.)
  • Que serviços eles oferecem? Você pode pagá-los?
  • Existe alguma prova do seu sucesso com empresas como a sua, ou seja, estudos de caso;
  • A empresa possui uma equipe de especialistas qualificados? (SEO, mídia social, gerenciamento de conteúdo, PPC);
  • Há quanto tempo a empresa faz esse serviço?
  • Eles têm uma presença significativa on-line?
  • Há depoimentos em seu site?
  • Existe algum comentário negativo sobre eles no Google?


Dica extra:
Reserve um tempo para conhecer seus futuros parceiros mais de perto (deixe que paguem um jantar ou almoço para você). Peça para conhecer os membros da equipe, observe a cultura da empresa e conheça seus processos estratégicos.

 

Contar com uma empresa de marketing digital é um investimento significativo que irá render ótimos benefícios.

 

Mas seja qual for a sua escolha, tenha em mente que esta é uma área do marketing em constante evolução. Procure manter-se atualizado e ciente de que suas ações estão sendo minuciosamente avaliadas.

 

Ainda em dúvida se deve contratar uma agência de marketing digital ou não? Comece passando o RAIO X DO MARKETING DIGITAL agora mesmo, sem custo algum, e descubra quais seus pontos de melhoria.

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