Sim! Você deve usar o Design de Serviços para fidelizar seu cliente

Olá, hoje vamos falar sobre algo que está na “boca do povo”, mas muita gente se confunde quanto a definição: Design de Serviços.

Imagine que você precisa comprar um óculos e existem duas óticas próximas a você, com produtos de mesma qualidade. O que define a sua escolha?

É aqui que entra o Design de Serviços

Normalmente essa escolha não é aleatória, e muito provavelmente você vai escolher a ótica com o ambiente mais agradável, que tenha o atendimento mais rápido ou mais bem feito, ou até aquela que vai lhe passar mais confiança e mais garantias.

E para você que é empreendedor esse é o motivo pelo qual o design de serviços é tão importante para sua empresa.

Dá uma olhada no nosso vídeo e tire essa dúvida!

Continuando…
Se um cliente passa por uma experiência ruim durante um serviço ele tende a criar certa resistência ao uso, principalmente se em outro estabelecimento o mesmo produto for ofertado com o mesmo preço e igual qualidade.

Ou seja, mesmo que seu produto seja tão bom quanto o da concorrência, e se o processo de compra houver qualquer tipo de desconforto, você pode perder o seu cliente. Por isso é preciso pensar em cada detalhe do serviço, faz toda a diferença!

O primeiro passo para melhorar o serviço oferecido ao seu cliente é identificar quais são os pontos de contato, que são os momentos em que o consumidor vai interagir com a empresa.

Voltando para o exemplo da ótica, podem ser feito pontos de contato através do atendimento feito na loja, ligações telefônicas, as redes sociais e o site da empresa. Agora imagine os seguintes problemas.

  1. A ótica não oferece para o cliente um ambiente confortável, que permita a experimentação das armações;
  2. Não faz um atendimento que se adeque às necessidades dos clientes;
  3. Demora pra fazer a entrega final do produto;
  4. Não oferece nenhum tipo de garantia para o consumidor;
  5. Fora do ponto de venda não possui informações úteis e/ou atualizadas nos sites ou nas redes sociais e pelo telefone o cliente perde muito tempo de ligação e não consegue as informações que precisa.

Frustrante não é?

E são esses tipos de problemas que fazem com que uma empresa perca seu cliente para a concorrência.

Lembrando que mesmo que existam problemas em apenas um dos pontos de contato, isso já pode prejudicar a experiência do consumidor. Agora, quando se tem um cuidado especial na organização e planejamento do serviço são bem maiores as chances de surpreender positivamente seu cliente e assim torná-lo um consumidor frequente.

E então quer tornar melhorar o serviço da sua empresa e não sabe como? Entre em contato com a gente! Quem sabe a Vindi pode te dar aquele empurrãozinho para a fidelização do seu cliente.

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