Atualmente, falar de marketing digital pode soar repetitivo. E falar da sua importância para o mundo dos negócios e, principalmente, para os negócios que estão começando ou dando os seus primeiros passos no mercado, mais ainda.

Mas, será que estes novos empreendedores realmente compreendem a importância de estar presente neste mundo chamado “digital”? A quantidade de oportunidades que podem ser geradas e aproveitadas através dos diferentes canais? O alcance que sua marca pode atingir através de estratégias bem definidas?

Acredito que a resposta, para a maioria destes questionamentos, seja não! Por motivos diversos, que agora não vêm ao caso comentar…

O fato é que, para entrar neste mercado, assim como em qualquer outro, é importante conhecer pelo menos um pouco do seu tamanho, potencial, opções de canais, o que está sendo feito e o que ainda se pode fazer. Pensando nisso, compartilhamos alguns números que, no mínimo, são interessantes para a reflexão.

De acordo com a agência de marketing We Are Social, a população mundial é estimada em 7.395 bilhões de pessoas, sendo que os usuários de internet somam 3.419 bilhões, ou seja, quase 46% da população total. Somente os usuários de redes sociais são 2.307 bilhões, o equivalente a 31% da população e 67,5% dos usuários de internet. E estes mesmos usuários de redes sociais, no mobile totalizam 1.968 bilhões de pessoas ou 85% do total, com crescimento de +17%, desde janeiro de 2015.

No Brasil, os números se mostram igualmente impressionantes. Com uma população estimada em 208,7 milhões de pessoas, 58% (ou 120,2 milhões) são usuárias de internet e 49% (103 milhões) usuárias de redes sociais. Os usuários de dispositivos móveis somam 267,1 milhões e os que utilizam as redes sociais nestes totalizam 88 milhões (32,9%), em um crescimento de +13%, no mesmo período já citado. Segundo o levantamento realizado pela Nielsen Ibope, em novembro de 2015, o total de brasileiros utilizando smartphones chegou a 76,1 milhões no terceiro trimestre de 2015, demonstrando um crescimento de 48% no comparativo com 2014.

Mercado Digital Brasileiro

Apesar deste crescimento, se for analisar o comportamento dos usuários pelo dispositivo utilizado para trafegar na web, nota-se que os brasileiros ainda utilizam mais os dispositivos tradicionais, como desktops e laptops, ao invés do mobile. Em termos de participação, considera-se que os tablets representam apenas 2%, os dispositivos móveis 26% e os desktops/laptops 72% do total. No entanto, da mesma forma que está acontecendo no cenário global, no Brasil também se percebe o crescimento das visualizações pelos dispositivos mobile, com ênfase aos celulares, e queda gradativa dos desktops e laptops.

Percentual de Uso de Dispositivos Mobile

Em relação ao como o tempo é gasto nas plataformas mobile, a pesquisa da comScore, revela que quando se trata de categorias de conteúdo as categorias de mídias sociais, serviços e entretenimento são as mais visadas, sendo que, entre as mídias sociais, o Facebook ocupa o primeiro lugar no país – no comparativo mundial o Brasil é o terceiro país mais ativo na rede social. Isso acontece em razão de sua boa participação entre quase todas as faixas-etárias, diferente do Instagram e Snapchat, que são os queridinhos dos grupos mais jovens, de até 24 anos.

Ranking de Midias Sociais - Brasil

Com esta breve análise é possível compreender que o marketing digital possui um campo vasto a se explorar, especialmente quando se trata de mídias sociais. No entanto, para usufruir ao máximo de seu potencial, é importante ter um planejamento por trás de cada ação; ter objetivos e estratégias bem definidos; saber onde se quer chegar e para quem se deseja comunicar.

Se você não lembra da nossa dica de como fazer um briefing para marketing digital, confira de novo aqui.

Apenas estar presente no meio digital ou nas redes sociais, não é suficiente para se tornar conhecido entre os potenciais clientes. É preciso se dedicar e focar em um objetivo, além é claro de mensurar seus resultados e avaliar o que obteve de positivo ou negativo.

E aí, como estão seus planos para o marketing digital?

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