O velho marketing está morrendo e nós achamos o culpado

O velho marketing ficou para trás. O consumidor está na internet e você precisa estar lá para entendê-lo melhor e, assim, vender mais. Descubra o conceito de inbound marketing e como ele pode ajudar.

Inbound marketing?

De maneira objetiva, o Inbound Marketing pode ser entendido como uma forma estratégia de marketing que visa atrair o interesse das pessoas dos consumidores de uma marca/produto no meio on-line.

 

Essencialmente o Inbound marketing, ou marketing de atração, utiliza três pilares importantes do marketing digital, que são: SEO, Marketing de Conteúdo e Estratégia em Redes Sociais.

Conceitualmente, o termo Inbound Marketing surgiu pela primeira vez em 1999, quando Seth Godin lançou o livro Permission marketing: turning strangers into friends, and friends into customers (em tradução livre “Marketing de permissão: transformando estranhos em amigos, e amigos em consumidores); demonstrando detalhadamente a técnica não ortodoxa de marketing.

Uma década depois, o termo voltou a ser abordado no livro “inbound marketing: GetFoundUsing Google, Social Media, and Blogs” (em tradução livre “Marketing de Atração: seja encontrado usando o Google, Mídias Sociais e Blogs), levando a maior difusão do termo no mercado e compreensão de sua importância para as empresas que desejam otimizar seus resultados mercadológicos.

 

Conceito de inbound marketing

 

 

“Inbound marketing é uma abordagem focada na atração de consumidores através de conteúdos e interações que são relevantes e úteis – sem ser interruptivas. Com o inbound marketing, os potenciais clientes te encontram através de canais como blogs, mecanismos de buscas e redes sociais. E diferentemente do marketing tradicional , você não precisa brigar pela atenção desse potencial cliente,  pois ao criar conteúdo para resolver problemas e necessidades de seus clientes ideais, o inbound marketing atrai prospectos qualificados e cria confiança e credibilidade na sua  empresa”  HUBSPOT

 

“inbound marketing é um conjunto de estratégias que têm como objetivo atrair voluntariamente clientes potenciais para o site da empresa. Ao contrário do Outbound Marketing (tradicional), o inbound baseia-se no relacionamento e educação do consumidor, em vez de usar propagandas e prospecção ativa de clientes.” Resultados Digitais

 

E onde habita esse tal de inbound marketing?

O inbound marketing é uma estratégia que se concentra em atrair clientes (ou leads), através de conteúdo na internet, de modo que os clientes potenciais cheguem à empresa e entendam suas dores e como você poderá ajudá-lo. Este tipo de marketing torna mais fácil  o processo de descoberta da sua empresa por clientes que já estão buscando produtos ou serviços através da Internet.

 

Uma vez que o conteúdo do inbound marketing é promovido pelas empresas nas mídias sociais, ele pode se espalhar através do boca-a-boca e ter um efeito de longo prazo, mantendo sua marca viva na cabeça dos prospects. Os conteúdos mais antigos podem atrair mais leads ao longo do tempo, à medida que sua relevância (rankeamento no Google) aumenta, transformando suas publicações em verdadeiras máquinas de leads sem gastar tempo ou esforço na criação de um novo conteúdo.

Conclusão

O inbound marketing já deixou de ser modinha ou novo termo cool do mercado. Arrisco dizer que é um caminho sem volta, pois a evolução da comunicação e da tecnologia tem mostrado que é necessário falar diretamente com o cliente, atraindo as pessoas certas para a marca e/ou produto certo, na hora certa.

 

Quer saber ainda mais? Veja o nosso guia de inbound marketing para Iniciantes:

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