O termo SMO (Social media optimization) foi originalmente designado para a técnica de direcionar mais tráfego a um determinado site a partir das mídias sociais. Porém, SMO hoje é ainda mais importante, pois além de otimizar ações em redes sociais para dar audiência aos sites, ele também melhora a performance do SEO nos mecanismos de busca. Um bom SMO irá aumentar o tráfego de seu site; tanto via redes sociais quanto Google, Bing etc.

Antes de nos aprofundarmos no tema, sugiro que visualize este slide sobre o conceito de otimização em mídias sociais:

Agora vamos aos 3 passos fundamentais para sua estratégia de SMO

1. Reputação

Você começa a construir uma boa reputação no digital quando passa a agir como um perito ou como um curador especialista. Isso significa realizar a pesquisa completa e produção de conteúdo original, ou a curadoria de conteúdo de qualidade. Isso vai fazer de você uma fonte respeitada.

Uma dica interessante aqui é: comece ajudando as pessoas, procure respostas para as perguntas que elas fazem na web.

2. Engajamento

Você precisa se ​​envolver ativamente com o seu público. Isso pode incluir responder em comentários, mencioná-los, curtir posts e comentários etc. Compartilhe o conteúdo de outras pessoas e mantenha-se próximo dele: sempre!

Independente de qual site de rede social você está usando lembre-se que, atuar nos canais de mídias sociais de forma profissional envolve uma comunicação de mão dupla – ninguém gosta de pessoas que apenas saibam falar de si e não deixem os outros falarem. Aliás, se possível, primeiro ouça, anote e categorize as críticas e sugestões que seu target faz, isso te dará um bom material para começar.

3. Seja Social

Você também precisa criar redes de alta qualidade, a qualidade é mais importante que potencialmente quantidade. Procure os especialistas em seu campo, leia o que dizem, envolva-os no debate e compartilhe suas idéias.

E você, o que tem feito pela sua presença digital? O que tem a acrescentar nesses passos? Deixe sua critica ou sugestão nos comentários.

Facebook Comments