Como atrair clientes usando o Google

Olá, tudo bem?

Uma coisa é inegável, o consumidor moderno mudou: faz pesquisas, avalia, compara e, se tudo der certo, ele efetua a compra. Pensar no cliente moderno e não buscar ajuda da internet para entende-lo é suicídio empresarial.

O assunto que trago para iniciarmos nossa conversa hoje é fruto de uma conversa muito legal que tive ao final do nosso curso Marketing Digital Para Não Marqueteiros, realizado em janeiro de 2017.

Como saber o que meu cliente procura no Google?

Bom, essa é uma pergunta muito complicada. Mas antes de responde-la, preciso explicar melhor o teor da pergunta que me fizeram.

Durante o curso, levantei pontos importantes sobre o básico que você precisa saber para iniciar uma campanha de marketing digital com foco em resultados.

Falamos sobre as principais plataformas de e-mail marketing, redes sociais, ferramentas e dicas de ouro para não errar feio e expor sua marca de forma negativa na internet.

E para isso, você precisa definir bem a sua persona. Você sabe o que é? Clicando aqui eu explico de forma bem rápida qual a sua importância.

Com uma persona bem elaborada, você fica livre e seguro para desenvolver a jornada de compra. Falaremos sobre isso em breve!

Mas uma coisa é certa, jovem. Você DEVE entender como seu público usa a internet para buscar assuntos relacionados ao seu mercado. Duvida?

  • Para começar, quando você sabe o que as pessoas digitam nas buscas e encontram a sua empresa, você tem a oportunidade de ser mais assertivo nas suas estratégias e focar em reforçar esses termos em seu site, redes sociais, blog etc.
  • Também é muito útil para encontrar novas oportunidades e quem sabe até começar a usar canais que você não acreditava que trariam visitas ao seu site.

Então aqui estão 5 formas de descobrir como os seus clientes estão achando você

 

  1. Lembre-se de perguntar

A maioria dos clientes, especialmente os mais felizes, estão dispostos a deixar você saber como eles chegaram em seu site ou em sua loja.

Peça esta informação das seguintes formas:

  • Incentive os funcionários a perguntar quando interagem com os clientes face-a-face; (ex:”Olá, como você conheceu a nossa empresa?”)
  • Dê às pessoas a opção de dizer onde descobriram sobre sua empresa ao fazer uma compra ou se inscrever para um evento on-line.
  • Crie uma pesquisa on-line; Envie-a para novos assinantes de e-mail ou a compartilhe com o público que acessa suas mídias sociais.

 

  1. Use a pesquisa

Comece pesquisando o nome da sua empresa em um mecanismo de pesquisa como o Google ou o Bing para ver como estão sendo exibidas as as informações sobre sua empresa.

 

Provavelmente você verá algo como:

  • Seu site / blog;
  • Página do Facebook;
  • Outras redes sociais;
  • Avaliações sobre você em sites como Reclame Aqui ou Trip Advisor;

 

Em seguida, experimente termos de pesquisa que você acha capazes de levar as pessoas para o seu negócio.

 

Para um restaurante, você pode querer tentar termos de pesquisa como estes:

  • Restaurantes em [sua cidade]
  • [Tipo de cozinha] em [sua cidade]
  • Lugares para comer em [sua cidade]

Ou para uma mecânica/concessionária, seus termos da busca poderiam olhar como este:

  • Mecânica em [sua cidade]
  • Loja de carros em [sua cidade]
  • Onde consertar meu carro em [sua cidade]
  • Onde obter [reparação particular / serviço] em [sua cidade]

Faça uma lista de todos os lugares onde sua empresa está aparecendo. Também não se esqueça de tomar nota de lugares onde o seu negócio não está listado, mas você acha que deveria estar.

Em seguida, você pode fazer planos para ter suas informações comerciais publicadas nesses sites.

  1. Configure o seu Google Analytics

Com o Google Analytics, você não pode apenas ver quais páginas do seu site estão gerando mais tráfego, mas também pode ver de onde o tráfego está vindo.

Google cliente

As pessoas estão encontrando você através de mecanismos de pesquisa como o Google? Sites como o Facebook ou o Twitter conduzem visitas ao seu site?

Você também pode ver quais dispositivos seu público está usando para acessar seu site. Esta é uma boa maneira de ver o impacto do celular nos visitantes do seu site.

Com ajuda de outra ferramenta Google, o Webmaster Tools, é possível saber quais as principais palavras-chave trouxeram visitas ao seu site. Ex:

Além do conhecimento sobre como as pessoas estão acessando seu site, o Google Analytics também mostra o tempo que as pessoas gastam em cada página. Esta é uma informação valiosa para te ajudar a descobrir como as pessoas estão encontrando e que recursos estão usando ao pesquisar termos relacionados ao seu negócio.

  1. Mantenha o controle sobre sua audiência

Embora nem todas as pessoas que visitam sua página do Facebook ou vejam você no Instagram se tornem fãs ou seguidores, acompanhar as reações de seu público fornece uma visão sobre quais plataformas oferecem a maior oportunidade para seu negócio.

Veja como o público nas redes sociais se relaciona com suas ações. Se um pedaço particular de conteúdo está sendo compartilhado e resultando em um pico de novos fãs, você pode incorporar conteúdo semelhante em sua estratégia de publicações no futuro.

Fuja do: “Esta publicação está ótima, gerou X curtidas”. Avalie qual impacto real suas postagens geram quanto engajamento (comentários, compartilhamentos etc.) e como isso te ajudou a gerar mais visitas ao seu site.

 

  1. Acompanhe o crescimento da sua lista de e-mails

Se você fizer uso de plataformas como a RD Station ou o Lead Lovers, é super simples saber qual e onde seus formulários mais convertem.

Isso permite acompanhar o crescimento da sua lista de e-mails on-line. Essas pessoas que convertem em seus formulários não estão apenas encontrando seu negócio, estão dando o próximo passo para permanecerem conectados.

É importante facilitar o máximo possível para as pessoas se inscreverem e acelerar o crescimento da sua lista. Dar atenção a este detalhe pode levá-lo um passo mais perto de atrair o seu próximo grande cliente.

Mais recursos para ajudar você a se descobrir online

Tente simular quais termos seu cliente usaria na busca. Para te ajudar a criar uma lista com palavras-chave, experimente os seguintes sites:

 

Com essas informações você está pronto para criar sozinho a sua primeira campanha no Google Adwords. Aconselho que faça agora mesmo.

Aqui estão mais recursos para você começar a avaliar o seu marketing digital:

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