3 dicas sobre vídeos ao vivo para pequenos negócios

Você quer gerar mais engajamento em seu negócio?

Diariamente, startups e pequenas empresas estão usando a transmissão ao vivo de vídeos para se conectar com seus clientes de uma forma bem pessoal. E isso é louco!

No artigo de hoje, você vai descobrir três formas bem simples de como usar esse recurso de vídeos ao vivo na divulgação de seus produtos e serviços.

Mas afinal, Diego. Por que eu deveria usar vídeos?

O vídeo é a nova foto e as pessoas estão famintas para consumir vídeos nas redes sociais. Você já reparou, por exemplo, que fanpages como Esporte Interativo, o UOL e até o GNT sempre estão realizando transmissões ao vivo? E, caso você ainda não tenha visto, geralmente não envolve muita pirotécnia tecnológica; um celular com boa resolução e uma boa pauta são o suficiente.

Legal, e agora?

Com essas dicas orgânicas, você pode formar um plano de marketing de vídeo ao vivo que vai fazer com que seus clientes voltam sempre.

#1: Mostre como seu produto é feito

As redes sociais nos dão várias ferramentas para mostrar o quanto seu negócio é original, então por que você ainda usa as mesmas técnicas do passado?

John Kapos, mais conhecido como Johnny Chocolate, dono da Perfection Chocolates na Austrália usa o Periscope para transmitir o processo de produção do chocolate, e respondendo a perguntas dos telespectadores. E sempre pinta  uma galera que loga para realizar pedidos de seus biscoitos. Louco, né? O legal do Periscope é que você pode convidar pessoas de todo o mundo para te assistirem.

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Ferramentas como o vídeo ao vivo permitem integrar seu social marketing  diretamente ao seu dia-a-dia. Se você está tentando gerar buzz sobre o sua padaria, por exemplo, você pode seguir o velho ditado de “Matar a cobra e mostrar o pau”.

Donos de padaria podem usar o Facebook ao vivo com o Periscope para transmitir o momento mágico da decoração de um bolo de casamento, por exemplo. Corretores de imóveis podem usar essas ferramentas para fazer um passeio íntimo de uma nova propriedade. As possibilidades são quase infinitas.

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Isso pode humanizar o seu negócio. Não seja apenas uma marca sem rosto, ignorado em uma plataforma onde as pessoas estão mais do que dispostos a conversar.

O consumidor 2.0 (aquele que usa o meio digital para aprender mais sobre marcas, produtos e serviços) quer estar mais em contato com sua marca, quer ir além de saber seu nome e número de telefone.

Se você não quer mostrar o lado humano da sua empresa, tudo bem. Mas lembre-se que seus concorrentes possuem a mesma oportunidade midiática que você. Através de vídeo ao vivo, você pode promover uma conexão mais profunda com os seus clientes, que podem conhecer o plano de fundo de seus produtos.

#2: Lance novos produtos e concursos

As imagens são uma ótima maneira de anunciar um produto novo. Mas o vídeo é melhor ainda. O uso de transmissão ao vivo pode ser o ás na manga, se você está tentando gerar buzz para o lançamento de seu produto.

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O Doritos usou o Periscope para gerar buzz  sobre um novo sabor de batatas fritas de pacote chamado Roulette. Os fãs foram escolhidos aleatoriamente para experimentar o novo produto no Periscope e partilhar as suas reações com o mundo, gerando uma enorme boca-a-boca sobre a nova oferta.

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A marca Pufferbellies Brinquedos e Livros intantis, dos EUA usa Facebook  Live para mostrar livros e novos produtos. Por exemplo, o vídeo “unboxing” abaixo, que foi publicado por volta da Páscoa, gerou cerca de 2.500 visualizações e teve comentários de clientes em potencial. Estes são os tipos de ligações que pequenas empresas costumam pagar para obter

Erin Blanton, co-proprietária da Pufferbellies, diz que os vídeos ao vivo ajudam a loja de alcançar mais clientes. Ela acrescentou que “definitivamente” aumentou as vendas com o uso do Facebook Live.

Bem legal, né? Viu como não precisa de muito material?

#3: Leve seus espectadores até seu local

O  estúdio de fotografia Faces frameable é um exemplo bem legal de como usar o Periscope. Os proprietários Ally e Doug Cohen usar o add para conversar com pessoas de todo o mundo e mostrar o seu estúdio.

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Eles também sabem que a consistência é a chave em vídeo ao vivo e têm um cronograma definido de transmissões, de modo que seus seguidores já se preparam para os futuros shows.

Eles estão conquistando muitos seguidores. Partindo do zero, o Faces Frameable cresce a cada dia. Após conquistarem um espaço na lista de “trending topics”, sua base de seguidores explodiu para 20.000. Doug atribuiu o sucesso a sua estratégia no Periscope e o fato de não ter medo de se envolver com os telespectadores.

Conclusão

Com o crescimento da internet e a penetração dos dispositivos móveis, o consumo de vídeo tende a aumentar naturalmente.

O uso de transmissões ao vivo em redes sociais vem como uma tática original, dinâmica e super divertida de uma empresa em estágio de lançamento e até de crescimento.

Minha opinião: bote a cara no sol! Ser visto é o primeiro passo para que você ganhe mercado e seja percebido como alguém que pode resolver as dores de seus clientes.

Com informações do Social Media Examiner

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