Uma marca tem que parecer um amigo. Com essa frase, o presidente da cadeia Starbucks, Howard Schultz, tenta explicar o sucesso de sua empresa, que começou como uma loja de grãos de café e hoje é uma rede mundial de enorme popularidade. E esse processo de construção de uma marca, até que ela pareça um amigo, nada mais é do que o branding.

Trata-se de um conceito que envolve muito mais do que o logotipo de uma empresa. O branding está relacionado com toda a experiência do cliente, desde a identidade visual pela qual ele é impactado até a maneira como é atendido em uma loja, por exemplo. Enfim, a marca é a maneira como a empresa é percebida pelo consumidor.

Trata-se de um conceito amplo, porém indispensável para sua empresa. Siga a leitura do post e descubra tudo o que o branding pode fazer por você!

O que sua empresa ganha com o branding?

O grande desafio do branding é fazer com que o cliente não apenas reconheça a marca, mas imprima a ela certos valores intangíveis, como honestidade, segurança e inovação.

Com isso, o consumidor passa a atribuir valor à marca, aceitando, inclusive, pagar um preço mais alto por seus produtos.

Os clientes também se tornam leais — um dos maiores trunfos que uma empresa pode ter. Aqui, vale destacar que consumidores leais, que sempre voltam a comprar de determinada marca, passam a ser seus defensores nas redes sociais ou outros canais de comunicação, sempre recomendando os produtos ou serviços da empresa.

Tudo isso faz com que o valor da organização como um todo aumente consideravelmente!

Como montar uma estratégia de branding?

A construção de uma marca deve incluir elementos necessários para uma comunicação assertiva e, ao mesmo tempo, emocional, já que o branding, como vimos, deve imprimir valores subjetivos à marca. Para isso, alguns passos são fundamentais:

DNA do negócio

É muito importante que seu cliente saiba quem é você. Para isso, nada melhor do que uma mensagem clara e simples, sem pretensões grandiosas.

Nesse sentido, a identidade visual ajuda muito. Por isso, deve ser cuidadosamente planejada a partir do DNA do negócio e de seu público-alvo.

Diferencial

A marca ajuda a empresa a se sobressair em meio à concorrência. Em uma mercado onde há milhares de organizações similares, a construção de uma identidade única, de uma personalidade, é fundamental para se destacar na multidão. Explique claramente qual é o seu diferencial.

Conexão

A compra é uma experiência emocional. Uma estratégia de branding eficaz deve despertar os sentidos, as emoções. Uma publicidade de carros, por exemplo, trata mais de conceitos como segurança e momentos agradáveis em família do que de detalhes técnicos do veículo. Já reparou nisso?

Marketing

Uma boa estratégia de marketing consegue reunir todos esses itens fundamentais e aumentar o valor da marca, para que ela seja reconhecida e vire até mesmo sinônimo do produto, como já aconteceu com muitas empresas.

Sendo assim, o apoio de uma agência é de grande importância. Ela poderá trabalhar não só na construção da marca a partir de uma ideia forte, mas também na manutenção de sua reputação.

Enfim, o branding é capaz de tornar a marca um patrimônio valioso para a empresa e, ao mesmo tempo, aumentar o seu valor. Gostou de nossas dicas? Quer saber mais sobre esse e outros assuntos ligados ao marketing? Então, curta nossa página no Facebook!

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