Afinal, qual a diferença entre Marketing, Publicidade e Design?

Você entra em uma loja, escolhe um produto, realiza a compra e volta para casa. Simples, né? Não! Entre o ato de escolha e o da compra existe um imenso processo estratégico para fazer com que você escolha, desde a disposição dos produtos no PDV ao atendimento diferenciado.

As palavras marketing, publicidade e design soam estranho para você?

Se a resposta for “sim”, vem com a gente, vamos explicar direitinho resumidamente o que significa cada uma dessas famosas palavras.

• Vamos começar com o Marketing!

Thats how we do!

Marketing pode ser definido como o conjunto de técnicas e atividades relacionadas com o fluxo de bens e serviços do produto para o consumidor. Corresponde à implantação da estratégia comercial, que está relacionado com várias atividades, desde a análise de mercado (local, regional, nacional e mundial), administração, promoção, publicidade, vendas e o sistema de pós-vendas (muito importante para manter o cliente fiel à marca). Atualmente existem várias definições para Marketing, mas podemos resumir em: o marketing identifica a necessidade e cria a oportunidade.

• E a Publicidade?

Buy!

Publicidade é um termo que pode englobar diversas áreas do conhecimento que esteja ligada à difusão comercial de produtos, como por exemplo, planejamento, criação, produção e veiculações de peças publicitárias. Tem como característica a persuasão, tenta te convencer. Ligado à publicidade, está a propaganda, que abrange um raio bem maior da comunicação, pois é responsável por apresentar informação sobre um produto, empresa pessoa, marca ou política. Ambas têm como objetivo principal influenciar uma audiência.

• E por fim, o Design

Lets rock

O Design é uma atividade técnica e criativa, é projeto. Há várias especializações específicas, como design de produto, design gráfico, design de interiores, design visual, design de moda. A especialização que mais anda de mãos dadas com publicidade é a de design visual, que atua em qualquer mídia ou suporte da comunicação visual. Dentro do design visual as especializações mais comuns atualmente são: identidade visual, design de embalagem, design de cartaz, webdesign, design gráfico, design tipográfico e design editorial. O designer (profissional de design) cria marca, identidade visual, logotipo e tudo relacionado às imagens no mercado/comércio.

Resumindo

O marketing é um conjunto de estratégias que engloba publicidade e design e visa satisfazer e incentivar o consumo. A publicidade é uma das diversas ferramentas do marketing, responsável por criar, planejar e produzir campanhas publicitárias visando a divulgação das informações da marca/produto/empresa. O designer buscar dar forma para as ideias e estrutura toda a informação visual, cria os anúncios com o auxílio do publicitário, quando necessário.
Como vimos, os 3 andam de mãos dadas para o funcionamento da “máquina” que é pensar, criar, produzir e divulgar toda e qualquer comunicação para empresas/marcas/produtos!

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *