O que esperar do marketing digital em 2017? Quais estratégias de marketing vão continuar crescendo? Neste post vou falar sobre tendências que considero importantes  para você adotar em sua estratégia de marketing de ano novo.

Não caia naquele velho jargão de que o ano só começa depois do Carnaval. Quando o assunto é marketing digital, é importantíssimo estar atento às tendências e procurar inovar para não  ser atropelado pela concorrência. Então, para te ajudar,  eu  dei uma boa pesquisada e levantei informações relacionadas a Marketing Digital.

O resultado é esta lista de tendências que podem servir de base para o seu projeto de presença em mídias digitais.

A lista não segue uma ordem especial, então todas elas são importantes, não importa o número. Sem mais delongas, vamos as tendências de marketing digital para 2017.

Tendências de Marketing Digital para 2017

7 – Transmissão de vídeo ao vivo em redes sociais

transmissão ao vivo
2016 foi o surgimento desta tendência de vídeo ao vivo, não foram poucas as redes sociais que adotaram este tipo de streaming de vídeos. Acredito que o BOOM começou com o Periscope Chegou à tona quando se tratava anos Periscópio e 2016 redes como Facebook com Facebook vivo ou Google Connect with Youtube têm investido fortemente neste tipo de estratégia.

O último a aderir a esta “explosão” foi Instagram, com o seu novo recurso “Live”.

Com o aumento no uso de internet banda larga e sinal 4G no Brasil, acredito que as transmissões ao vivo serão cada vez mais frequentes nas rede sociais, porque os produtores de conteúdo já perceberam que o engajamento e alcance é brutal. Então eu acho que você deve ter cuidado e começar a partir de agora para criar sua estratégia de streaming social.

6 –  Estratégia real de Marketing de conteúdo
marketing de conteúdo

Muito se fala sobre a importância de criar boas estratégias de marketing de conteúdo para empresas de sucesso e marcas no ambiente digital, mas a verdade é que são poucas as que realmente têm uma estratégia verdadeira de marketing de conteúdo.

Muitas delas, aparentemente, continuam  priorizando campanhas publicitárias ou outras estratégias e esquecem o marketing de conteúdo. Mas isso está mudando, e em 2016 eu vi muitas marcas  começado a trabalhar melhor o seu conteúdo e 2017 será o ano em que esta forma de marketing que envolve a criação e compartilhamento de conteúdo para adquirir e educar clientes será mais visivelmente utilizada.

5 – vídeo marketing
video marketing

O Marketing de vídeo não é novo, mas deve continuar sua escalada e crescer mais em 2017. Acredito que será uma das melhores estratégias de marketing on-line.

Por que o mercado de vídeo ainda é tão importante? Bem, vou deixar os números falarem por mim:

100 Milhões
Esse é o número de internautas que assistem vídeos em um dia. Claro que a maioria dessas pessoas estão assistindo ao vídeo viral mais recente, com um gato fofinho ou um bebê engraçado, mas uma enorme quantidade deles estão à procura de conselhos sobre como fazer algo ou como fazer alguma coisa funcionar melhor. E uma boa parte estão a procura de informações sobre algum produto ou serviço.

90%
É a porcentagem de clientes online que consideram os vídeos que assistiram como fatores decisivos na tomada da decisão de compra de algum produto ou serviço. As empresas que possuem vídeo online relatam que os produtos e serviços com vídeo vendem muito mais do que produtos sem vídeo. Além disso, esses usuários reportaram que ficaram mais satisfeitos com o produto já que o vídeo permitiu que eles percebessem todas as qualidades que ele oferecia.

80%
De acordo com a Online Publishers Association, essa é a porcentagem de internautas que lembram da sua marca, durante pelo menos 30 dias após ver um anúncio em vídeo. E ainda mais, desses 80% – 46% tomaram alguma ação após ver o anúncio. De fato:

  • 26% procuraram obter mais informações sobre o assunto do vídeo;
  • 22% visitaram o site mencionado no anúncio;
  • 15% visitaram a empresa do anúncio;
  • 12% compraram o produto/serviço específico apresentado no anúncio.

E você, ainda tem dúvidas de que em 2017 o mercado de vídeo tem de ser uma de suas melhores estratégias de marketing on-line?

Esses dados eu colhi de um artigo de 2014 (longe, né?), e eu acho bem pouco provável que esses números tenham caído. 

4- Realidade virtual

Este é um assunto delicado e ainda nebuloso nas agências locais, mas muito tem sido dito sobre realidade virtual, devido a grandes avanços, e vimos como as grandes marcas já implementaram esta tecnologia em sua estratégia de marketing. Alguns exemplos são os seguintes:

Tesco Pelé:

E que tal alguns dos museus mais importantes do mundo:

Ah, um de nossos clientes está usando tecnologia semelhante para ilustrar como será o seu empreendimento no futuro. Você conhece o Residencial Arbre?

Então eu acho que em 2017 esta tendência será ainda maior, a realidade virtual é uma arma poderosa para quem quer maximizar seu potencial de criar novos conteúdos e experiências para seus fãs e clientes.

3- Automação de Marketing

Automação de marketing
Outra tendência de marketing digital para 2017 será o uso da automação, pois hoje existem muitas ferramentas que permitem marcas e empresas publicarem e obterem os  melhores resultados em suas campanhas.

Segundo este artigo da RD Station, automação de marketing é hoje a menina dos olhos nos mercados mais maduros de Marketing Digital. Uma estratégia de automação de marketing ajuda sua empresa a preparar os Leads para a compra e relacionar-se com eles de forma automática e escalável.

Por exemplo, campanhas de publicidade em redes sociais, quando automatizadas, alcançam melhores resultados, bem como publicações em várias plataformas digitais.

A automação também campanhas de e-mail marketing permite que as marcas enviem e-mails em determinados momentos de acordo com  o comportamento do seu público, favorecendo melhores taxas de abertura nos embarques.

A ideia é fazer mais com menos, não se trata de deixar tudo “no piloto automático”, mas sim de buscar compreender em qual estágio seu público está e como abordá-lo de forma assertiva.

2- Mobile marketing

Mobile marketing

Se olharmos esses números, não seria ousadia dizer que 2017 poderá ser O ANO no que se refere ao uso de mecanismos de busca feitos em dispositivos móveis.

O aumento contínuo dos smartphones está forçando as marcas e agências a  adaptarem os seus sites para dispositivos móveis, bem como olhar com mais carinho para detalhes antes esquecidos como checar a velocidade de carregamento dos sites otimizados, de forma a melhorar a experiência do usuário.

E a consequência disso é um melhor posicionamento nos resultados de busca e, consequentemente, mais visitas ao site, possibilitando mais contatos qualificados e, assim, vendas.

Então, é importante que você se importe com esta tendência e aproveite o máximo dela.

Sem falar nas vendas através do comércio eletrônico móvel…

De acordo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), cerca de 30% das compras em lojas virtuais em 2016 serão feitas por meio de dispositivos móveis (smartphones e tablets). A parcela representa 57,2 milhões de compras, dentro de um mercado que deve movimentar R$ 56,8 bilhões até o fim do ano, segundo a entidade. Então, amigguinhx, foca no mobile!

1-Curadoria e distribuição de conteúdo de qualidade

curadoria de conteúdo
Não que seja exatamente uma tendência, mas a curadoria de conteúdo é algo que deve ganhar escala nas agências e empresas que fazem sua própria gestão de marketing digital.

Mas o que é curadoria de conteúdo?

Resumidamente, trata-se de um processo que envolve pesquisa, adequação, segmentação e  filtragem de conteúdo externo para posterior envio para o público-alvo, através do compartilhamento em canais acessíveis. Em outras palavras, menos conteúdo será criado, mas muito será adaptado e projetado para o usuário com a finalidade de conseguir mais interações e contatos qualificados.

Em breve pretendo fazer um post específico sobre dicas de gestão de conteúdo para pequenas empresas: se você se interessar pelo assunto comenta aí!

Conclusão

Como você sabe nesta indústria tudo muda na velocidade da luz, o que é novo hoje pode ser obsoleto amanhã, por isso temos de estar ligados nas tendências para não pararmos no tempo.

Espero que o post de hoje tenha sito útil e que você se sinta motivado a  adotar algumas dessas tendências em sua estratégia de marketing digital.

Mas e aí, você identificou outra tendências em  Marketing digital para 2017 que eu não tenha abordado aqui?

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