5 Motivos para investir em Embalagem

Sabemos que a embalagem em muitos casos é essencial para o produto, mas ela também pode ser aquele empurrãozinho que o seu empreendimento está precisando. Por isso vamos mostrar cinco bons motivos para investir mais na sua embalagem!

1. Ela diz muito sobre o seu produto
A partir da embalagem, um possível consumidor pode saber qual a função do seu produto, para qual tipo de público ele é destinado e qual o seu diferencial. Por exemplo, só de olhar para a embalagem muitas pessoas conseguem perceber para quem o produto foi feito, no caso de embalagens que contenham cores mais chamativas, ilustrações de personagens animados, com carinhas felizes e fofinhas é quase certo que os produtos sejam destinados para crianças.
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Pela embalagem também é possível saber se o seu produto é um alimento ou um objeto de decoração. Assim como é nela que está a informação de que o produto não contém glúten, ou de que ele é zero açúcar, afinal o consumidor não tem como perceber essas características sem que elas estejam visualmente descritas.

 

2. Ela pode ser um ótimo vendedor
Quando seu produto está na prateleira do supermercado ele compete visualmente com diversos outros produtos de variadas marcas. Sendo assim, como garantir que o consumidor vai escolher justamente O SEU produto? Não basta que ele seja muito melhor que o da concorrência, pois o consumidor não sabe disso ainda, e é preciso que você conte a ele.
E é nesse momento que a embalagem pode fazer toda a diferença. Como foi falado no item anterior, é preciso que as informações necessárias para informar o seu cliente de que seu produto é a melhor opção para ele. Mas muito além disso, é necessário que o consumidor olhe para a sua embalagem, é preciso que em meio a várias outras ela chame atenção.
Esse destaque pode ser feito de diversas maneiras. Pode-se, por exemplo mudar a forma ou a cor da embalagem para que ela se diferencie das demais, como o que foi feito com a embalagem de Vanish.
É comum que, para as embalagens de produto de limpeza específicos para vestuário sejam utilizadas as cores branco e azul, predominantemente, mas a Vanish inovou utilizando o rosa nas suas embalagens, o que faz com que seus produtos chamem muito mais atenção na prateleira do que os das demais marcas que utilizam as mesmas cores.
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3. Ela se comunica diretamente com o seu cliente
Imagine que você quer apresentar um produto novo ou divulgar uma promoção, e imagine que você quer atingir principalmente as pessoas que já que compram seu produto. Como saber que essa informação vai chegar na pessoa certa?
Para isso, nada melhor do que colocar esse tipo de informação na embalagem, pois o seu consumidor assíduo leva o produto para casa e casualmente vai ler o que está escrito nela, por mais que ele não faça isso no momento da compra. Um ótimo exemplo desse tipo de ação é o caso do Nescau que sempre divulga suas promoções nas embalagens, como complemento do que é feito nas mídias digitais e impressas.
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Outra forma de comunicação direta é mostrar para o seu cliente outras possibilidades para o seu produto, colocando dicas e receitas na embalagem, como o que é feito por diversas marcas de alimentos.

4. ela ajuda a divulgar a sua Marca
Você já prestou atenção nas sacolas de shopping? Como todas estão com a marca da loja colocada da forma mais evidente possível? Que quando você compra algo, por mais barato ou menor que seja, o vendedor faz questão de lhe dar uma sacola e ainda acrescenta enfeites e tags?
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Isso tudo acontece porque a embalagem é uma ótima forma de divulgar sua marca. Quanto maior o número de pessoas que compram seu produto e saem com a sua embalagem maior a chance de outro indivíduo ver sua marca, deduzir que em algum lugar próximo sua loja está presente. Dessa forma além de incentivar que o consumidor visite sua loja, você ainda cria uma memória da sua marca.

5. Traz possibilidades de inovação
Quer se diferenciar no mercado mesmo sabendo que o produto da concorrência é tão bom quanto o seu? Investir em embalagem pode ser uma ótima saída. Uma embalagem que seja mais fácil de abrir, ou de usar, ou uma que ofereça alguma vantagem em relação a conservação do produto podem fazer uma enorme diferença para o consumidor.
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Um exemplo disso são as embalagens abre e fecha utilizadas por algumas marcas de alimentos. Elas fazem com que o consumidor não precise consumir todo o produto de uma vez ou evita que ele tenha que guardar o que não foi utilizado em outro recipiente e esse tipo de facilidade pode fazer a diferença na hora da compra.
E então, O que está faltando para investir mais na embalagem do seu produto?
Já viu nosso Vídeo no sobre as funções das embalagens? Não? Então assista aqui em baixo e entenda um pouco mais sobre o assunto.
E se quiser aprender ainda mais seguem algumas referências legais, entre elas as que usamos para esse texto e também para o vídeo.

MESTRINER, Fábio. Design de Embalagem: Curso Básico. 2ª Edição revisada, São Paulo: Pearson Makron Books, 2002.

_____, Design de Embalagem: Curso Avançado. 2ª Edição revisada, São Paulo: Prentice Hall, 2005.

NEGRÃO, Celso; CAMARGO, Eleida. Design de embalagem: do marketing à produção. São Paulo: Novatec Editora, 2008.

RONCARELLI, Sarah; ELLICOTT, Candance. Design de embalagem: 100 fundamentos de projeto e aplicação. 1ª Ed. São Paulo: Blucher, 2010.
STEWART, Bill. Estratégias de design para embalagens; tradução da segunda edição americana: Freddy Van Camp. São Paulo: Editora Blücher, 2010.

Continue acessando nosso blog para saber mais e até a próxima (:

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