Com o crescimento da força da Internet no Brasil, muitas marcas buscam espaço no ambiente digital. Sei que é o sonho de todos os empresários ter um negócio com uma presença online eficiente, mas ainda são poucos que conseguem esse feito.

Isso se deve, muitas vezes, à falta de conhecimento de gerentes e empreendedores que acreditam estar preparados para definir estratégias e alcançar resultados positivos na Internet.

A verdade, contudo, é que construir uma presença online não é fácil. Por isso, produzi este conteúdo com 4 passos essenciais para que você tenha sucesso no ambiente digital. Confira!

1. Conheça o seu público-alvo

Você sabe quais são os desafios que os potenciais clientes da sua empresa enfrentam? Quais são seus principais gostos, objetivos e características? Se não, aconselho que você procure se informar sobre isso agora mesmo, a fim de conhecer o seu público-alvo.

Pode parecer que não, mas, quando definimos uma estratégia sem conhecer o perfil dos clientes, existem grandes chances de os resultados serem negativos.

Então, para que isso não aconteça com a sua empresa, o ideal é que você tenha resposta para todas as perguntas que mostramos neste tópico — e que saiba todas as características do seu público-alvo.

2. Coloque sua empresa no Google Maps

Se você não sabe, o Google Maps é um serviço gratuito, que utiliza a localização dos mapas geográficos. Isso significa que, ao colocar a sua empresa nessa ferramenta, os clientes poderão encontrá-la facilmente e, além disso, ela terá uma posição privilegiada no Google.

Demais, não é mesmo? Além desses benefícios que citei, fazer um cadastro para que a sua organização apareça nesse serviço é fácil. Assim, a sua marca terá uma presença online muito mais eficiente!

3. Utilize o Facebook como canal de comunicação

Se você quer construir uma boa presença online, lembre-se de que a comunicação é tudo. Se um cliente não tiver um canal para ver feedbacks ou até mesmo fazer uma reclamação, sua empresa, consequentemente, já perderá credibilidade.

Para que isso não aconteça, o ideal é que você crie uma página no Facebook e avise para os consumidores que qualquer sugestão ou reclamação pode ser efetuada por lá, visando sempre oferecer uma boa experiência para o usuário.

Se a sua marca estiver presente nessa rede social, ela terá grandes chances de ter um bom posicionamento diante da concorrência. 

4. Invista em Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia que as empresas utilizam para produzir conteúdos relevantes para o seu público-alvo. Por meio dessa técnica, é possível auxiliar os clientes em todo o processo de compra e atrair cada vez mais consumidores.

Isso significa que, por meio do conteúdo de um blog e de materiais ricos — como infográficos, vídeos e e-Books —, sua organização facilitará a vida do consumidor, que passará por todo um processo de convencimento até chegar ao momento em que estiver preparado para efetuar uma compra.

Só para você ter ideia da importância desse item, segundo dados divulgados pela Content Trend, pesquisa realizada pela Rock Content em 2016, cerca de 70% das empresas brasileiras já utilizam o Marketing de Conteúdo como estratégia para aumentar o engajamento de suas marcas na Internet.

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