4 dicas de produtividade para mudar sua vida agora mesmo

Prática, regra, rotina, mania são alguns dos sinônimos dos famosos hábitos. Aquela palavra que muita gente conhece, mas pouca gente consegue manter.

Quando você se der conta que criar hábitos pode ser muito bom para a sua produtividade e, consequentemente, para os resultados do seu negócio, talvez você se convença a começar hoje mesmo.

E para que fique mais fácil neste post você vai aprender 4 dicas de produtividade para mudar sua vida agora mesmo.

Quero compartilhar aqui quatro das maiores dicas de produtividade que usei neste ano que me ajudaram a fazer nos últimos 6 meses o ano mais incrível da minha vida. Eu também compartilharei como você pode aplicar isso na sua vida para tornar o seu  segundo semestre ainda melhor

1. Use o bloqueio de tempo.


Ter uma lista de tarefas não é uma coisa ruim por si só. Mas levanta a mão quem cria uma enorme lista de tarefas e nunca consegue resolver todos os itens listados.   o/

Este ano, eu decidi que uma lista não era suficiente. Eu precisava realmente agendar tempo no meu dia para realizar essas tarefas. Esse conceito é muitas vezes conhecido como “time-blocking”, e é tão simples, mas tão poderoso, que você não vai acreditar.

Basta pegar sua lista de tarefas e dar a cada item um lugar no seu calendário. não importa se você usa um calendário físico ou um online; simplesmente bloqueie o tempo para trabalhar em cada item da sua lista.

Então, quando você estiver no seu bloco de tempo, não se deixe distrair. Desligue o seu telefone, não verifique seu e-mail (a menos que você esteja no seu bloco de “checar e-mails”) e faça apenas isso!

2. Faça o seu trabalho mais importante primeiro.


Em um dia muito puxado, se você for frio e calculista, vai perceber que geralmente há apenas uma ou duas coisas que  devem ser feitas imediadamente para manter sua sanidade mental (e clientes na carteira). Sim, existem inúmeras tarefas e itens na sua lista de tarefas. Mas eu aposto que uma ou duas coisas são significativamente mais importantes do que o resto.

No passado, me considerava um campeão em procrastinar nesses itens, porque eles exigiam o maior esforço ou tinham as maiores “buchas”. Aí o que eu fazia? Checava o e-mail, agendava reuniões e fazia outras cem tarefas antes de focar na principal tarefa.

Como resultado, a única coisa que eu realmente precisava fazer para impulsionar meu trabalho muitas vezes nunca era concluída, o que atrapalhava o crescimento da agência como um todo.

Para organizar o que é prioridade me relação a outra tarefa, recomendo o Run Run.it que consegue te ajudar a reservar prazos, horas trabalhadas e prioridades com um visual muito agradável.

 

3.Aprenda o poder do NÃO.

A ideia não é que você se torne uma pessoa inflexível e pouco solidária, mas dizer “não” em alguns momentos é fundamental para que você consiga gerenciar melhor o seu tempo e ser mais produtivo. Afinal, o que adianta assumir todas as tarefas, nos sobrecarregar e não dar conta de cumpri-las no prazo necessário?

Mas como dizer não sem parecer egoísta e ainda manter bons relacionamentos no ambiente de trabalho? Não é tão simples, mas tente seguir essas dicas: não diga “não” logo de cara, peça um tempo para avaliar se conseguirá ou não oferecer ajuda e depois procure a pessoa para explicar educadamente a situação; ofereça outras soluções, seja criativo; tente negociar prazos e verifique se existe a possibilidade de aguardar enquanto você finaliza suas prioridades.

Lembre-se, dizer “não” é respeitar e valorizar o seu trabalho e o seu tempo.

 

4. Evite reuniões improdutivas.


Sabemos que hoje em dia cada minuto é valioso, então por que perder tanto tempo em reuniões longas e pouco produtivas?

Ok, vamos direto ao assunto. Defina um ou mais objetivos que deverão ser alcançados durante a reunião, e concentre-se neles. Controle o tempo da reunião, para isso, o ideal é definir alguém para ficar no comando.

Este líder ou algum outro participante designado poderá, após o fim da reunião, enviar por e-mail a todos um resumo (em tópicos) sobre o que foi discutido e quais são os próximos passos de cada um, com as datas estabelecidas. Assim fica mais fácil acompanhar o andamento do trabalho e a reunião terá alcançado o seu propósito.

 

E aí, curtiu as dicas? O que você tem feito para ser mais produtivo? Escreva aí nos comentários.

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