4 dicas de marketing essenciais para pequenas empresas

O mundo dos negócios está cada vez mais exigente e competitivo. Por isso, sua empresa precisa se adaptar às rápidas transformações do mercado e investir em estratégias que permitam apresentar os produtos de forma inovadora e eficiente.

Nesse ponto, algumas dicas de marketing podem te ajudar, e muito! É possível implementar algumas ações para fortalecer o seu negócio a partir da aplicação de técnicas simples.

Ficou curioso? Confira neste post algumas dicas que preparamos especialmente para as pequenas empresas!

1. Conheça o seu cliente

Para começar a investir em técnicas de marketing, é necessário, antes de qualquer coisa, conhecer muito bem as especificidades de seus consumidores.

Seu negócio deve concentrar esforços para entender quais são os potenciais clientes e, a partir daí, realizar campanhas mais atraentes, feitas sob medida para aquele público específico.

Nesse sentido, desenvolva um “cliente ideal”, que você acha que seja capaz de reunir as principais características dos consumidores reais. Uma vez que ele for identificado, sua empresa poderá se concentrar em desenvolver campanhas específicas que gerarão maior reconhecimento, adesão e engajamento.

2. Conheça também o seu concorrente

Para se destacar no mercado, é necessário entender também como as outras empresas do mesmo ramo estão se posicionando.

A partir de pesquisas simples, realizadas, por exemplo, nos sites institucionais e nas redes sociais dos seus concorrentes, será possível avaliar as estratégias de venda e de atendimento para ver como eles se comportam e que novidades oferecem.

Assim, você poderá perceber falhas e vantagens das suas próprias estratégias, planejando correções e se antecipando ao mercado.

3. Invista em redes sociais

O mundo virtual vem influenciando cada vez mais a forma como os consumidores criam uma imagem sobre uma empresa. Por isso, investir nos perfis das redes sociais, marcando presença online, é fundamental!

Planeje bem a forma como você quer apresentar seu negócio ― um perfil mais sério ou descolado, por exemplo? ―, e tenha em mente que o diálogo com o cliente é o aspecto primordial.

No entanto, não implore por participação. Imagine se a todo momento você recebesse convites para curtir a página de uma empresa? Isso poderia gerar uma imagem altamente negativa e uma série de suspeitas, não é mesmo? A mesma regra vale para você!

Uma má resposta também pode se espalhar e gerar uma enxurrada de críticas. Veja o caso da companhia de aviação Ryanair, por exemplo: funcionários responderam de forma ofensiva a comentários negativos sobre a empresa, chamando o blogueiro inglês Jason Roe de “idiota e louco”. Vários clientes ficaram indignados com a atitude e exigiram desculpas por parte da Ryanair, que teve sua reputação bastante abalada pelo episódio.

De maneira contrária, diálogos criativos e eficientes podem alavancar a imagem da sua empresa e gerar engajamento e confiança por parte dos consumidores.

4. Calcule o retorno do marketing

O planejamento, você sabe, é um aspecto decisivo para qualquer negócio. Por isso, calcular o retorno gerado pelas ações de marketing também é muito importante.

Antes de uma ação, estabeleça de forma clara o público e o efeito esperado. Após a concretização dessa ação, organize uma planilha com os resultados efetivos e compare a expectativa e a realidade. Isso te ajudará nas ações futuras, bem como permitirá calcular o impacto na divulgação da marca.

Como você pode perceber, pequenas atitudes podem te ajudar a fortalecer a imagem da empresa e posicioná-la no mercado com sucesso. Por isso, é fundamental traçar planos para a valorização da sua marca, a venda sustentável e a criação de engajamento do público.

Gostou das nossas dicas de marketing para pequenas empresas? Comente no post como você pretende executá-las no seu negócio!

 

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